Fugas - restaurantes e bares

  • Sopa de gaspacho com bola de sorbet de pepino (8 euros)
    Sopa de gaspacho com bola de sorbet de pepino (8 euros) DR
  • Salada de presunto com queijo chèvre de Massuça e morangos em redução balsâmica (12 euros)
    Salada de presunto com queijo chèvre de Massuça e morangos em redução balsâmica (12 euros) DR
  • O nosso à Gomes de Sá (17 euros)
    O nosso à Gomes de Sá (17 euros) DR
  • Carré de borrego com feijão verde sobre polenta (22 euros)
    Carré de borrego com feijão verde sobre polenta (22 euros) DR
  • Farófias em emulsão de leite de creme de citronela em gelado (6 euros)
    Farófias em emulsão de leite de creme de citronela em gelado (6 euros) DR
  • Mil folhas de pastel de nata com arejado de café e gelado de canela (8 euros)
    Mil folhas de pastel de nata com arejado de café e gelado de canela (8 euros) DR
  • Vista do bar do restaurante do Hotel Nau
    Vista do bar do restaurante do Hotel Nau DR
  • Entrada do Hotel e Restaurante
    Entrada do Hotel e Restaurante DR

Na carta do The Vintage há um gaspacho com gelado

Por Bárbara Wong

A cozinha tradicional portuguesa foi reinventada por Vera Silva no restaurante do hotel Nau em Lisboa.

É a primeira carta assinada pela chef Vera Silva e, por isso, a cozinheira estava nervosa quando falou com os jornalistas no final do almoço no restaurante The Vintage, no Hotel Nau, em Lisboa. Mas a prova foi superada, concordaram todos, fazendo-a sorrir.

A cozinha tradicional portuguesa foi reinventada por Vera Silva, mas com um toque de humor. Por exemplo, há um gaspacho delicioso com uma bola de gelado de pepino (5 euros) e uma salada de presunto com queijo chèvre de Massuça e morangos em redução balsâmica. Um chèvre de uma aldeia perto do Cartaxo, no Ribatejo, que a chef descobriu, é original e a decisão de introduzir os morangos no prato foi acertada pois corta o sabor forte deste queijo que é curado em cinzas.

À hora do almoço são sobretudo os portugueses que trabalham na zona que vão ao restaurante – existe um menu de 15 euros que inclui um prato, sobremesa, água e café –, mas ao jantar são os turistas os principais clientes e a estes é importante contar a história dos pratos, sublinha Cristina Ventura, directora do hotel Nau. O vizinho Altis é “fonte de clientes ao jantar”, continua a responsável, acrescentando que à noite 99% dos clientes são estrangeiros.

Assim, os pratos apresentados na carta de Primavera viajam pela história e gastronomia de Portugal. Por exemplo, o bacalhau faz parte da ementa com o título “o nosso ‘à Gomes de Sá’” (17 euros), logo, reinventado por Vera Silva que trabalhou como sub-chef de Vítor Cardoso até este assumir a cozinha do hotel Nau no Lago de Montargil. Neste prato estão todos os elementos do “à Gomes de Sá”, mas com a surpresa de uma doce couve roxa.

Do lado da carne destaca-se o carré de borrego com feijão verde sobre polenta (22 euros) e é precisamente a polenta (mais típica da cozinha italiana, mas que se come nas Beiras, as famosas papas de milho) que surpreende.

Por fim, há duas sobremesas que são novidade, uma mais seca do que a outra. De um lado, o mil folhas de pastel de nata com arejado de café e gelado de canela (8 euros), e do outro as farófias em emulsão de leite de creme de citronela em gelado (6 euros) que fazem mesmo lembrar os dias quentes.

Restaurante e Bar The Vintage
Rua Rodrigo da Fonseca, 2 - Lisboa
Tel.: 210 405 400
Email: restaurante.vintage@nauhotels.com
Horário: todos os dias entre as 12h e as 15h e as 19h e 23h30

--%>