Fugas - restaurantes e bares

  • DR
  • DR
  • DR
  • DR

Continuação: página 3 de 3

Há um festival para pôr a Ilha Terceira no mapa da gastronomia

Para a proposta carnívora, o “naco de novilho grelhado, legumes grelhados, cebola assada e creme de cogumelos”, atesta o cuidado e rigor de uma cozinha competente.

Convence igualmente o “gelado de manteiga dos Açores com nuvem de queijo São Jorge sobre amendoim torrado”, que nesta ementa de festival é servido como sobremesa. Com uma carta sazonal e com preocupação de destacar produtos regionais, fica um claro convite ao regresso a este Q.B.. E a proposta de um menu degustação por 30€ é praticamente irresistível.

Caminho do Meio de S. Carlos, 50
Angra do Heroísmo
Tel.: 295 333 999
Horário: de segunda a sábado, das 12h às 15h e das 18h às 23h

 

Restaurante Snack Bar O Rocha
Sabores da mestre Sónia na Casa Rocha

À entrada, com esplanada colorida voltada à estrada, temos um daqueles típicos cafés de aldeia mas à medida que vamos passando portas o cenário muda radicalmente. A sala das traseiras posta sobre o mar é cuidada e bem arranjada e o cenário quase idílico.

Quando começamos a perceber que há também mão segura de cozinheira experimentada, então estamos mesmo em bom porto.

Numa cozinha que aborda o receituário típico de contexto piscatório, surpreende o rigor com que são utilizados e cozinhados os legumes, que são uma das maiores preciosidades do Açores. Sónia Melo, assim nos disseram chamar-se a mestre dos fogões, está longe das cozeduras excessivas tradicionais, cozinha-os no ponto exacto, como se tivesse passado pelas melhores escolas de alta cozinha. Não será o caso, certamente.

É avessa também aos excessos de sal e pimentas que, como é sabido, são características dos Açores, e isso é outra boa surpresa.

Para menu do festival propõe um “caldo de peixe em broa de milho”, que só por si mais que justificaria a deslocação a Porto Judeu, mas a coisa não se fica por aí. Há também um “prato saudável” (obrigatório em todos os menus do festival) que é outra demonstração de cozeduras rigorosas, e não fosse o excesso (típico por aqui) de grelha no “naco de atum com cebolada e batata aromatizada”, diríamos estar perante uma cozinha sublime. Assim é só de excelência!

Outra coisa irresistível é o “crocante D. Amélia com gelado de ananás e geleia de abóbora”, assim como o serão os pratos de peixe que oferece a carta da casa.

Além do lugar, ainda com terraço e um relvado sobranceiros ao mar, este Rocha é particularmente convidativo pelas propostas culinárias e o ambiente descontraído e familiar.

Caminho da Esperança, 134 - Porto Judeu
Angra do Heroismo
Tel.. 295 9051 85
Horário: das 12h às 15h e das 18h30 às 22h; fecha à quarta-feira

--%>