Fugas - restaurantes e bares

  • Karime a preparar um dos pratos
    Karime a preparar um dos pratos dr
  • Taka (ao centro) com Henrique Sá Pessoa, à esquerda e Manuel Maldonado (à direita)
    Taka (ao centro) com Henrique Sá Pessoa, à esquerda e Manuel Maldonado (à direita) dr
  • Taka e Karime, ao centro, com a equipa do Alma
    Taka e Karime, ao centro, com a equipa do Alma dr
  • Whac-a.Mole
    Whac-a.Mole dr

Continuação: página 2 de 2

O amor entre um japonês e uma mexicana em cinco pratos

“Estamos a aprender a trabalhar juntos, o que é uma experiência muito interessante. Na cozinha há muito stress e nós temos personalidades muito diferentes, ele sendo japonês e eu mexicana. Quando trabalha, o Taka é muito japonês, mas quando está com os amigos italianos, tem um lado italiano, há esta dualidade”, ri-se.

Dois dos pratos que apresentaram são inspirados em dois clássicos da mais simples cozinha italiana. Um partiu do risi e misi (risotto com ervilhas), que transformaram em risi e bisi fazendo um risotto muito japonês, com amêijoas, diferentes tipos de miso, pó de algas e umeboshi, a tradicional ameixa japonesa. O outro chama-se Spaghetti Meio-Dia Meia-Noite e é inspirado no “esparguete meia-noite”, que se come frio, apenas com alho e azeite. O de Taka e Karime é também frio, mas leva ceviche, ou não fossem ambos filhos adoptivos de Itália e do Peru.

Taka é sous-chef de Bottura, mas é sobretudo conhecido por ter sido, inadvertidamente, o criador da sobremesa mais famosa da Osteria, baptizada como Oops, I Dropped the Lemon Tart. Bottura já a contou publicamente mil vezes: um dia, Taka deixou cair o prato em que seguia a tarte de limão, que era já a última. O chef italiano não se atrapalhou e resolveu servir a tarte partida.

Em homenagem a esse momento, criou com Karime Oops! I broke it again, só que em vez de ser uma sobremesa (Taka confessa que não gosta muito de doces, apesar de ter gostado muito de passar pela secção de pastelaria) fizeram, com uma apresentação semelhante à da tarte de limão partida, um prato com pescada, tortilla (partida) e tinta de choco. “Esse prato [da Osteria] mudou a minha maneira de pensar como cozinheiro”, afirma Taka. “Eu disse ‘está partido’ e o Massimo disse ‘não está’. A imperfeição é perfeição”. 

--%>