Fugas - restaurantes e bares

  • DR
  • DR

Mestizo: misturas à mesa

Por Francisca Gorjão Henriques

Abriu em Lisboa um restaurante que homenageia a mestiçagem. Há pratos de São Tomé, Angola, África do Sul, Cuba, Moçambique, México, feitos de "sabores fortes, cores e aromas".

Calulu de peixe, sosati de frango, muamba de ginguba. À frente de cada prato na carta está indicada a sua origem: São Tomé e Príncipe, África do Sul, Angola, e ainda Cuba, Chile, Moçambique, México… Parece uma grande misturada e é mesmo esse o objectivo.

O empresário Mário Cajada quis fazer uma homenagem à mestiçagem, e assim nasceu… Mestizo. Acaba de abrir em Lisboa, na Rua D. Carlos I.

“Vamos oferecer uma viagem ao universo mestiço gastronómico”, afirma Cajada. Refere que ele próprio é o resultado desse processo, sendo filho de pai português e mãe angolana – na verdade, de Cabinda, que é toda uma outra história (o enclave reclama a independência de Angola).

A própria equipa de cozinheiros é uma mistura de nacionalidades: um brasileiro, um angolano e um moçambicano. Houve alguns meses de investigação e treino. A ideia é ter “uma ementa dinâmica com coisas novas e diferentes a entrar e a sair”, para não tornar a carta demasiado extensa, mas ao mesmo tempo para abrir espaço a que várias gastronomias mestiças possam estar representadas.

Quando se leva a mestiçagem para a mesa levam-se “sabores fortes, cores e aromas”. Os produtos são em muitos casos provenientes das suas origens, para respeitar a identidade da receita. “Não alteramos a essência do prato”, diz Mário Cajada. Aposta-se nas especiarias – cardamomo, açafrão, noz moscada... No óleo de palma e óleo de côco. “São produtos transversais a estas regiões, que os usam de formas diferentes. Ajustámos algumas coisas e alterámos outras."

O Mestizo servirá, por exemplo, muamba de galinha, substituindo o tradicional óleo de palma por óleo de amendoim. Este é um prato que teria sempre de estar representado. Para o empresário, a muamba é sinónimo de família reunida à mesa. “Não há melhor muamba do que a da minha mãe”, assegura. “É um prato de partilha. Temos essa coisa boa do convívio, de ter gente em casa, de aproveitar todos os pretextos para nos juntarmos." É esse ambiente que espera reproduzir no novo espaço. E como festa pede música, haverá bandas a tocar ao vivo no Mestizo

Mestizo
Av. D. Carlos I, 140
Tel.: 21 397 0226
Encerra ao domingo e segunda-feira
Preço médio: 45€/pessoa

--%>