Fugas - restaurantes e bares

  • DR
  • DR

No Porto, já há sinos que tocam por pastéis de nata quentes

Por Beatriz Silva Pinto

A Manteigaria chegou à Baixa portuense e o Espaço Delta Q recebeu-a de braços abertos. Agora, já podemos acompanhar, ao vivo e a cores, o nascimento do pastel e do café.

Já não é só na Largo Camões em Lisboa que se ouvem os sinos a tocar quando sai uma fornada de pastéis de nata da Manteigaria. Agora, a Baixa portuense também tem direito à regalia.

Os pastéis de nata da fábrica do Chiado chegaram ao Norte e a Delta Q não deixou que ficassem sozinhos. O amplo espaço da marca portuguesa de café, na Rua de Alexandre Braga, ao lado do Mercado do Bolhão, passa a ser partilhado pelos dois.

É a primeira vez que as marcas se aliam para oferecer aos portuenses (e aos turistas) mais gulosos a que dizem ser a “combinação perfeita”: o café e o pastel de nata, ambos bem quentes. Na inauguração, nesta quinta-feira, o espaço já rebentava pelas costuras, com curiosos a aproveitar para provar os pastéis criados pelo chef Miguel Rocha Vieira – na abertura, foram distribuídas miniaturas do pastel de graça.

A partir de agora, dentro e fora do estabelecimento, qualquer um pode ver como são feitos os pastéis, através de um espaço envidraçado que coloca os pasteleiros como protagonistas da história. O corner com um barista também é uma das novidades do espaço – os clientes já podem acompanhar o nascimento da sua bebida. “Neste espaço, queremos que esteja tudo à mostra”, diz Rui Miguel Nabeiro, administrador do Grupo Nabeiro – Delta Cafés.

Aristides Rocha Vieira, proprietário da Manteigaria, conta que este “era um casamento inevitável” e que “o Porto ficou a ganhar” com a junção de “dois produtos portugueses muito bem confeccionados”. O proprietário acredita que a produção de pastéis chegue aos seis mil por dia, tal como já acontece nas duas fábricas da Manteigaria em Lisboa: no Chiado e no Mercado da TimeOut.

Desde a sua fundação, em 2015, que a Manteigaria vende os pastéis a um euro. No Porto, o preço é o mesmo. E quem não resiste à “combinação perfeita”, de café e pastel, pode comprá-la por 1,70 euros. 

O espaço vai estar aberto de segunda-feira a sábado, entre as 8h e as 22h. Aos domingos, o fecho é mais cedo: às 19h.

Texto editado por Sandra Silva Costa

Espaço Delta Q/Manteigaria
Rua de Alexandre Braga, 24, Porto
Tel.: 222 022 169

--%>