Fugas - restaurantes e bares

  • Miguel Manso
  • Miguel Manso
  • Miguel Manso
  • Miguel Manso

O novo restaurante de Belém é um balcão (e uma piscina) sobre o Tejo

Por Margarida David Cardoso

A marginal de Belém, junto ao Maat, tem um novo vizinho, que quase não dorme: o restaurante, com bar, esplanada e piscina Sud Lisboa. A estreia do grupo Sana fora da hotelaria.

De par em par, as janelas são portas abertas para o Tejo. Com vista para uma margem retalhada e o rio, sobre o qual muitos insistem em ver o tamanho de um mar. As novas janelas que se abrem pouco acima da linha de água, na marginal de Belém, pertencem ao Sud Lisboa Terrazza, o “centro gastronómico” que o grupo Sana Hotéis acaba de abrir na capital.

“É redutor dizer que é apenas um restaurante”, começa por defender Salomé Gorgiladze, administradora delegada para o Sud. E explica a tese: o espaço está “sempre aberto”, de segunda a segunda, das 8h às 2h da manhã para servir todas as refeições do dia. Do pequeno-almoço ao chá da tarde, almoços e jantares, um “encontro de trabalho a meio da tarde” ou um “copo entre amigos à noite”. É um restaurante, um bar, um terraço, uma esplanada. Cada conceito é uma peça para um puzzle completo do espaço.

Tudo foi pensado de raiz. A antiga estrutura, onde existia o Piazza Di Mare, veio abaixo, para criar um espaço à imagem e semelhança do grupo Sana e de uma “Lisboa cosmopolita, que sai à rua e aproveita o Tejo”. O arquitecto António Pinto, que havia projectado o Alcântara Café e o Espaço Lisboa, trabalhou o conceito e concretizou-o numa série de espaços que parecem um só. São salas com paredes transparentes, ornadas com folhas verdes, onde as portas não existem e as janelas são vidro. “É tudo amplo, muito fresco”, descreve Salomé.
Mais do que o rio ou o mar, a inspiração são os barcos e a memória piscatória portuguesa. Daí os tons de latão e cobre das colunas e paredes. Os prateados sobre azul e verde. E a proximidade à terra que vem pelo jardim suspenso na sala que se abre à esplanada, que corre o balcão para o rio. Há mais de duzentos lugares sentados.

A transparência do bar permite ver a cozinha do chef Carlo Di Nunzio, que o Sud foi buscar a Itália. A cozinha é de inspiração mediterrânea, com enfoque nos sabores da terra-mãe do chef. Licenciado em música, Di Nunzio diz ter transportado a criatividade das pautas para o prato. Estrela Michelin no italiano Club Coconut Rimini, o chef trouxe a burrata das suas origens, o queijo de leite de búfala feito à mão em Itália, para o restaurante que inaugura a sua primeira experiência em terras lusas.

Não faltam as massas, os risottos e as pizzas em forno de lenha. O almoço é servido ao ritmo de cada um: há menu para executivos e opções à la carte com sugestões do chef para provar, sem pressas. Ao jantar, o ritmo desce e o chef pode mesmo vir terminar o prato à mesa. 

A carta de vinhos tem perto de 130 referências, com destaque para os vinhos antigos que Marco Alexandre, gerente do Terrazza, trouxe da Áustria, Itália, França e África do Sul para conquistar um nicho de mercado que procura estas referências em Lisboa.

Piscina à beira Tejo

Sobem-se as escadas e, como cereja no topo de um bolo, o terraço é uma esplanada para o Tejo e para uma piscina que se debruça sobre a margem. Todos os dias há música ao vivo, do jazz à música portuguesa. Pode calhar-lhe um saxofonista, uma dupla feminina ou o DJ residente que faz uso da cabine suspensa na sala principal.

“Mais do que comida, servem-se experiências”, repara a gestora, para de seguida enumerar: “A comida, a piscina, a animação, a música e os eventos” são prato servido a pronto.

Um dos reparos mais frequentes, diz Salomé, é-lhe de alguma forma “estranho”: “Muitos clientes, turistas e lisboetas, entram e dizem que isto ‘nem parece Lisboa’. Podia ser em Ibiza ou um qualquer destino paradisíaco.” Para termo de comparação, a gestora apenas pode fazer o paralelismo com o Tatel, em Madrid, e o Bagatelle Beach, em St. Tropez. “Não vimos em mais nenhum lado esta fusão de conceitos que o Sud tem."

Natural da Geórgia, Salomé Gorgiladze vive e trabalha na capital portuguesa há anos suficientes para lhe conhecer a personalidade. “Este é um conceito que fazia falta em Lisboa”, há-de repetir, garantindo que o projecto Sud tem o objectivo a longo prazo de “puxar a cidade para cima” à custa “de um luxo no serviço, acessível no preço”. 

Dois dias depois da abertura, todas as mesas estavam reservadas e a agenda mantém-se preenchida para as próximas semanas. Por isso, para almoçar ou jantar, não arrisque ir sem reserva, porque a afluência está a surpreender os próprios mentores do Sud.

A fechar a carta, há um take-away do lado de fora do complexo. Tem saladas, sumos, batidos e pequenos snacks num quiosque virado para a marginal.

Espaço para eventos

No final de 2014, o Sana começou uma caminhada de mais de dois anos de ideias, projectos e obras que, 16 milhões de euros depois, culminaram na inauguração do primeiro espaço do grupo fora da hotelaria.

O Terrazza é pensado para um grupo alargado de clientes e de ocasiões, de um almoço de negócios a jantares de família ou aniversários. E, para alargar o conceito, o complexo Sud Lisboa inclui um espaço de eventos. É o Sud Hall, erguido no lugar do antigo BBC, um amplo salão com dois bares e serviço para 1500 pessoas. 

Pensado para conferências, casamentos, congressos ou reuniões, o espaço tem capacidade para dois eventos simultâneos — as duas entradas permitem que os convidados não se cruzem e os espaços estão isolados o suficiente para que a música de uns não contamine a conversa de outros, assegura Salomé.
O Sud Hall tem, para já, uma agenda apenas privada, mas prepara “uma série de eventos e festas temáticas” para o público geral. Uma programação ainda por fechar, mas com presença confirmada de artistas internacionais. Anúncio para breve.

 

Sud Lisboa
Avenida Brasília, Pavilhão Poente
1300-598 Lisboa
Tel.: 211 592 700
Horário: Todos os dias, das 8h às 2h. Piscina funciona das 9h às 18h
Preços: Piscina por 35€ por pessoa (inclui toalha e espreguiçadeira). O preço por pessoa, ao jantar, ronda os 40€.

--%>