Fugas - restaurantes e bares

DR

Copos de gin ao alto: é Verão em São João da Madeira

Por Catarina Reis

A segunda edição do Gin and Street Food Sessions integra o programa de Verão do município, de 21 a 23 de Julho.

Criados em casa, testados na rua. Assim se bebe um gin durante os próximos dias 21, 22 e 23 de Julho, em São João da Madeira. Um ano depois da estreia do evento Gin and Street Food Sessions, as ruas da cidade sanjoanense voltam a juntar amantes e profissionais desta bebida, numa festa promovida pela Câmara Municipal.

“Convidamos pessoas que normalmente fazem gin em casa a sair à rua." Para Paulo Cavaleiro, vice-presidente da câmara de São João da Madeira, é sobre esta ideia que nasce o evento, integrado na programação de “Verão de São João”.

Depois de descobrirem que “há muitas pessoas que gostam de fazer gin em casa para os amigos”, quiserem convencê-las a levar isso para além das suas paredes. Ao todo, são mais de 20 espaços individuais, onde receitas caseiras aguçam a curiosidade de quem quiser experimentar sabores criativos. O número cresceu desde a primeira edição, “o que também aumenta a variedade de captação de pessoas" que visitam a cidade, explicou à Fugas Paulo Cavaleiro, em entrevista telefónica.

Além de uma dose doméstica, a receita para esta festa faz-se com a presença de profissionais, os conhecidos barmen, que estarão disponíveis para ensinar a arte de fazer gin aos que dão os primeiros passos.

“A ideia é que as pessoas desfrutem de um espaço cool e experimentem gins de vários tipos e origens”, disse o vice-presidente.

Depois do sucesso da edição passada, em 2016, Paulo Cavaleiro confessa esperar novamente um público heterogéneo, “desde malta mais jovem a gente de mais idade”, na ordem dos milhares. “No ano passado, tivemos milhares de visitantes. O tempo ajudou e vai ajudar também este ano."

Não só de gin se aguça o paladar. “Aliamos a bebida da moda à street food, que também está muito em voga”, conta.

Como acompanhamento, o programa promete música e animação na Praça Luís Ribeiro e ruas periféricas. Do rock ao jazz, dos covers aos DJ, em palco marcarão presença grupos culturais da cidade e algumas bandas musicais. Entre estes, o grupo português de pop rock Dr1ve.

O evento arranca no dia 21 às 18h30 com oficinas criativas para entreter os mais novos.

 

--%>