Fugas - restaurantes e bares

  • Adriano Miranda
  • Adriano Miranda
  • Adriano Miranda

No Trincaxá tudo se trinca. Até o chá

Por Maria José Santana

Bubble Tea e tostas especiais são os principais produtos do espaço situado no centro de Aveiro e que desafia os clientes a darem largas à sua imaginação.

À primeira vista, a ideia pode soar algo estranha — beber um chá com bolas para trincar? —, mas a verdade é que a experiência de beber um bubble tea revela-se, no mínimo, surpreendente. O conceito originário da Ásia tem vindo a ser replicado em alguns (ainda poucos) pontos do país e não pára de conquistar fãs. 

Essa é pelo menos a percepção de quem, há menos de um ano, decidiu levar o conceito para a cidade de Aveiro, com a abertura do espaço Trincaxá. Um café/bar onde o chá não é a única coisa para trincar: o Trincaxá aposta, também, numa grande variedade de tostas — dessas que já nos sabem a refeição principal —, sem deixar de dar liberdade aos clientes para criarem as suas próprias sanduíches. Falaremos delas mais à frente. Por agora, importa dar destaque à grande estrela da casa: o bubble tea

A base desta bebida, que terá sido criada em Taiwan, passa pelo chá verde ou chá preto, que, “depois, é aromatizado com um dos 10 sabores disponíveis no Trincaxá [exemplos: limão, hibisco, kiwi, framboesa, etc.]” e, “por último, leva as pérolas [bubbles], com os sabores que também são escolhidos pelo cliente”, explica Dias Leite, um dos responsáveis pelo Trincaxá, ainda antes de nos dar a provar a bebida disponível nas versões Fruit, Granizado, Milk e Soja — ao chá pode ser acrescentado leite, soja ou granizado. O resultado final? Uma bebida refrescante e gulosa, que obriga ao uso de uma palhinha mais larga do que o normal (designada de Fat Straw) para que possamos levar as bubbles que repousam no fundo do copo à boca e… trincá-las (claro está), apreciando essa mistura do sabor do chá com o sumo das pérolas. 

Sem desvendar qual o “segredo” da confecção destas pérolas adocicadas, o responsável pelo Trincaxá deixa apenas uma garantia: “É um processo simples e muito natural” e com base “na tecnologia da cozinha molecular”. Neste bar aveirense, situado na Rua Combatentes da Grande Guerra, a aposta passou por diferenciar ainda mais um produto já por si inovador. “Ainda que exista em muito poucos espaços em Portugal, quisemos inovar ainda mais o Bubble Tea, e estamos a servi-lo tanto como um cocktail não alcoólico como cocktail alcoólico”, destaca Dias Leite. A base de um e outro é a mesma, mas ao segundo é acrescentada uma bebida alcoólica à vontade do freguês. Vodka, whisky, rum, cachaça, aguardente, amêndoa amarga, tudo combina com este chá especial. “E este é o único espaço no mundo onde é possível beber um Bubble Beirão Tea”, atira o gerente do Trincaxá, a propósito da possibilidade de combinações do cocktail alcoólico — confessamos: é tentador, mas a versão com álcool vai ter de ficar para um dia off-duty

Tostas para todos os gostos

Para acompanhar as várias versões de Bubble Tea — ou as bebidas mais tradicionais como água, café ou cerveja, igualmente disponíveis na carta —, o Trincaxá propõe uma das tostas da casa, “feitas no momento e com ingredientes frescos”, destaca o gerente. As opções disponíveis passam pela tosta de bacalhau (pão de algas com lascas de lombo de bacalhau, entre outros ingredientes), tosta de alheira (pão alentejano com alheira, entre outros), tosta de delícias de mar (pão de algas e surimi), de atum (pão de sementes e atum), ou as opções vegetariana e de presunto — todas elas acompanhadas de batata frita. E se esta variedade não for suficiente, o cliente pode optar por uma “Trinca a Gosto”: uma tosta criada pelo próprio freguês, à medida dos seus gostos e apetites pessoais e a partir de qualquer um dos ingredientes disponíveis na vitrina — neste caso, o preço da tosta é determinado pelo peso (1,60 euros por cada 100 gramas). Para os gulosos fica também a sugestão: a “Trinca Doce Tosta”, recheada com chocolate. 

--%>