Fugas - Viagens

DR

Continuação: página 2 de 5

Rio, a cidade do Chico

Restaurante Tia Palmira Barra de Guaratiba 

"Até agora só pensei no restaurante da Tia Palmira, em Guaratiba". Tia Palmira é uma tradição do bairro de Guaratiba conhecido pelos restaurantes rústicos que servem peixes e frutos do mar. A tia Palmira foi a primeira das "tias" (em geral cozinheiras, mulheres de pescadores) de Barra de Guaratiba. Começou nos anos 1970 a fazer o localmente conhecido PF (prato-feito) para surfistas numa época em que a Barra de Guaratiba era ainda menos frequentada. A fama espalhou-se e a Tia Palmira criou o menu de degustação. Foi pioneira e tornou-se a "tia" mais cara (hoje o menu custa 45 reais por pessoa) e uma referência para as famílias cariocas e turistas estrangeiros no fim-de-semana. Catarina Soares do Carmo, que trabalha com Tia Palmira desde o início, lembra que Chico Buarque vinha com toda a famíilia quando as filhas ainda eram pequenas. " Está vendo aquele caminho lá? - aponta - Tinha uma casa para lá. De vez em quando ainda aparece mas não como antes".

Com Tia Palmira afastada por motivos de saúde há uns dois anos (ainda mora em cima do restaurante), a experiência não é mais tão calorosa nem deliciosa. Para quem nunca foi, no entanto, ainda vale a pena degustar entradas de camarão frito, pastel de camarão, casquinha de siri e mais de dez pratos, como bobó, vatapá, moqueca de peixe, lulas refogadas e risoto de frutos do mar. Antes da entrada, é servido um caldinho de sururu. E de sobremesa um menu de doces caseiros. Quem quiser experimentar as outras tias, não é difícil encontrá-las. Uma alternativa é tentar o Bira, restaurante de um dos filhos de Palmira de Souza Leal. A casa do filho da Tia Palmira fica em frente da a Restinga da Marambaia. O menu é à la carte com pastel de camarão e siri, filé de robalo com arroz de camarão ou moqueca de camarão, ou ainda o arroz de frutos do mar.

#Restaurante Tia Palmira | Rua do Caminho do Souza, 18 Barra de Guaratiba | Tel.: (55) 21 2410 8169. Das 11h30 às 17h00; sábados e domingos até às 18h00. Fecha às segundas. 

#Bira | Estrada da Vendinha, 68A, Barra de Guaratiba | Tel.: (55) 21 2410 8304 | 12h/18h (quinta e sexta) 12h/20h (sáb. e dom)

Livraria Argumento Leblon 

"A livraria Argumento é bem legal, os livros que faltam eles mandam buscar. E nos fundos tem um café muito simpático chamado Severino". No início de uma tarde chuvosa seguimos a sugestão do escritor Chico Buarque e chegamos à Argumento, na Rua Dias Ferreira, no Leblon, zona sul do Rio. " O Chico vem muito aqui, ele mora no bairro, anda na praia, vem para cá, tomar água de coco no Severino, e sai. Ou aparece para comprar um presente para não sei quem", conta uma das sócias da Argumento, Laura Gasparian. Na era das "livrarias em série", onde o dono nunca aparece, Laura ajuda a encontrar títulos e parece disposta a um "bom papo". "A Argumento é uma livraria de bairro, está aqui há mais de 30 anos, então vem o avô, o pai, o filho."

Quando abriu, na década de 1970, a Argumento vendia livros de autores proibidos durante a ditadura militar, títulos que não existiam nas outras livrarias (de Paulo Freire, Fernando Henrique Cardoso a Érico Veríssimo e Chico Buarque). Até hoje, agora também com uma boa selecção de CD e DVD, é um ponto de referência e de encontro de intelectuais e artistas. 

O Leblon é passeio obrigatório para o turista, mesmo que às vezes (ou quase sempre?) os preços possam assustar. Os 700 metros de extensão da Rua Dias Ferreira, onde fica a Argumento, concentram ateliers e showrooms de estilistas badalados, mais de 15 restaurantes, quase todos da moda. Antiga Rua do Pau, primeira via aberta no Leblon quando o bairro ainda era um gigantesco areal, a Dias Ferreira hoje fervilha 24 horas por dia e tornou-se uma passarelle de artistas, músicos, escritores e empresários. Na rua não circulam autocarros. Apesar de todo o frisson, os seus sete quarteirões ainda preservam um quê de rua de bairro, o que a torna ainda mais atraente. 

--%>