Fugas - Viagens

DR

Rio, a cidade do Chico

Por Simone Duarte

"Cidade maravilhosa, És minha, O poente na espinha, Das tuas montanhas, Quase arromba a retina". É Rio de Janeiro, é todo o ano e para sempre assim, nas palavras e voz de Chico Buarque (em "Carioca"). Mas Simone Duarte nem poderia imaginar que seria com o manuscrito de "Amor de Perdição", de Camilo, nas mãos que terminaria o roteiro sugerido, especialmente para a Fugas, por Chico. "Gostosa, quentinha, tapioca, o pregão abre o dia", segue o cantor cantando.

MAIS

Rio: Propostas para férias cariocas
Fotogaleria: Rio para passear, por Rui Gaudêncio (Maio 2011)
Viagem: O Rio de Janeiro são mil cidades, por Alexandra Prado Coelho (Maio 2011)
Viagem: Além do Corcovado e do Pão de Açúcar, por Simone Duarte (Agosto 2010)
Hotéis: Hotéis boutique do Rio seduzem com sotaque francês, por Simone Duarte (Agosto 2010)
Blogue Em Viagem: Cozinha carioca, Rio de água na boca, por A.P.C. (Abril 2011) 



"Não quero ir de Maracanã, Corcovado, Jardim Botânico, essas coisas..." - escreve Francisco Buarque de Hollanda, Chico Buarque, quando a Fugas tenta desvelar o seu Rio, a sua lista de sítios imperdíveis para um português em férias no Rio de Janeiro. Depois de trocarmos alguns e-mails, chegamos à cidade com as sete "dicas" do compositor, cantor e escritor, prontos para percorrer o Rio com o Chico (ou quase...) 

Pista Cláudio Coutinho (Caminho do bem-te-vi) - Urca

Não é segredo para os cariocas que Chico Buarque gosta de fazer caminhadas. O andarilho Chico elege a Pista Cláudio Coutinho para o início do nosso roteiro. "Para caminhadas na Urca, o Caminho Cláudio Coutinho". 

Fica ao pé do Morro da Urca, na Praia Vermelha, a poucos metros da estação do bondinho do Pão de Açúcar. São 2500 metros (ida e volta) arborizados com uma vista deslumbrante à beira-mar. A pista asfaltada, também conhecida como caminho do bem-te-vi (um dos pássaros mais populares do Brasil que começa a cantar de manhã cedo), acompanha todo o costão do Morro do Pão de Açúcar. Lá também estão os acessos para escalar os Morros da Urca e do Pão de Açúcar (40 minutos e uma hora e meia de caminhada e escalada mas recomenda-se o acompanhamento de um guia especializado). 

O trilho tem tudo o que encanta um turista: a brisa do mar, a vista espetacular, o som dos bem-te-vi, e para quem quiser canções do Chico no Ipod a caminhar para "entrar no clima". Aberta das seis horas da manhã às seis da tarde, o acesso é gratuito e a segurança garantida, já que o trilho fica numa área militar. 

(Um esclarecimento para os mais curiosos: Cláudio Coutinho foi treinador da seleção brasileira de futebol, que ficou em terceiro lugar na Copa do Mundo de 1978 na Argentina. Foi ele quem levou o cooper para o Brasil depois de um encontro com Kenneth Cooper nos Estados Unidos. Morreu tragicamente afogado perto das Ilhas Cágarras, arquipélago próximo à Praia de Ipanema. ). 

Já que Chico Buarque o trouxe até aqui, aproveite para caminhar e conhecer a Urca, um dos bairros mais charmosos, reclusos e seguros do Rio de Janeiro. Termine o passeio, ao pôr do sol, na mureta em frente ao bar da Urca, a beber chopp e a saborear o pastel de camarão (para muitos cariocas, o melhor do Rio), com uma vista única da Baía de Guanabara.

#Pista Cláudio Coutinho - Praia Vermelha | Bar da Urca - Rua Cândido Gaffrée, 205 | Tel.: (55) 21 2295-8744)
Praias do Meio e Perigoso Barra de Guaratiba 

"Ah, para banho de mar, me lembrei agora das praias do Meio e Perigosinho, entre Grumari e Guaratiba" - escreve Chico Buarque." Mais um indício de que o compositor gosta mesmo de caminhadas. As praias do Meio e Perigoso ficam em Barra de Guaratiba, na zona oeste do Rio, e são as menos frequentadas da cidade. São praias quase selvagens de estreita faixa de areia, mar forte e onde só se chega através de trilhos ou de barco. A Barra de Guaratiba fica depois da Barra da Tijuca, e tem praias famosas pelo surf como a Prainha e o Grumari. As do Meio e Perigoso localizam-se na região da Restinga da Marambaia, uma reserva ambiental de beleza inigualável. Leva-se aproximadamente 50 minutos, uma hora para percorrer cada um dos trilhos de dificuldade média para o Perigoso e depois para a Praia do Meio. Recomenda-se o passeio com guias que conheçam bem os trilhos. A Ecomarambaia (www.ecomarambaia.com) oferece pacotes para no mínimo cinco pessoas, por 45 reais (aproximadamente 20 euros) por pessoa. O passeio dura mais ou menos três horas e meia. Para quem se hospedar no Relais da Marambaia, que foi inaugurado há um ano (ver texto nestas páginas ), o hotel oferece um passeio de barco às praias por 90 reais (aproximadamente 40 euros). 

#Ecomarambaia | ww.economarambaia.com

--%>