Fugas - Viagens

Luís Octávio Costa

Continuação: página 3 de 5

Saint-Étienne - O sítio onde as coisas caem do céu

Firminy (Le Corbusier)

A cerca de 14 quilómetros de Saint-Étienne encontra-se Firminy, localidade que Le Corbusier (pseudónimo de Charles-Edouard Jeanneret-Gris, 1887-1965) escolheu para dar asas à imaginação. Em quatro grandes edifícios (um dos mais importantes focos entre as 21 grandes obras de Le Corbusier na França e no mundo), o arquitecto, urbanista, escultor, escritor e pintor francês de origem suíça procurou fundir três actividades humanas: a vida cultural, o desporto e o culto religioso. Do quarteto de betão fazem parte a Casa da Cultura e da Juventude, o estádio e a piscina, o complexo habitacional e a Igreja de Saint Pierre, encomendada em 1960, mas inaugurada em Novembro de 2006 com um custo total de 7,6 milhões de euros.

Como ir

A Ryanair começou a voar para Saint-Étienne no dia 6 de Setembro do ano passado. A viagem, com a duração de sensivelmente duas horas, realiza-se duas vezes por semana: quarta-feira (Porto-Saint-Étienne às 10h10; Sait-Étienne-Porto às 13h35) e domingo (Porto-SaintÉtienne às 13h15; Sait-Étienne-Porto às 16h40). Preços a partir dos 14,99€ para uma viagem só de ida, já com encargos e taxas incluídas. Pouco depois de o avião aterrar em Saint-Étienne (Bouthéon), parte um autocarro (ida e volta por dez euros) em direcção ao centro da cidade.

Onde ficar

No coração da cidade, a Rua François Gillet esconde histórias de cowboys e de carruagens-correio que em meados do século XIX completavam o triângulo SaintÉtienne/ Lyon/Puy. As instalações do posto de Saint-Étienne foram transformadas em dois hotéis de duas estrelas, perfeitos para quem viaja com orçamento e bilhete de identidade Ryanair. Se o Hotel du Cheval Noir (hotel-chevalnoir.com) mantém na tabuleta esse lado aventureiro, do outro lado da rua os simpáticos proprietários do Hotel Continental (hotelcontinental42.fr), antigo Hotel du Cheval Blanc, contam algumas das façanhas e assinalam as argolas de ferro fundido onde descansavam as rédeas das carruagens. Com tarifas entre os 20 e os 56 euros (compensa ter um lugar de garagem por mais cinco euros), o Continental oferece os serviços básicos com competência e exibe com orgulho o facto de no ano passado ter recebido o grande prémio do júri do Comércio & Design de SaintÉtienne pela decoração minimal de três dos seus quartos. Em alternativa, um dos 64 quartos do Hotel Tenor, na Rua Blanqui, é sempre uma boa solução para pernoitar.

Onde comer

Dirão os mais gulosos que se sobrevive muito bem em SaintÉtienne a circular entre as ruas Général Foy e Plateau des Glières. Nas portas número oito de ambas estão as bibliotecas do chocolate que Eugène Weiss inventou em 1882. Mas em Saint-Étienne reinam os salgados. A cidade é toda ela um amuse-bouche, uma grande lista de pequenos sabores suaves e delicados. Torna-se relativamente fácil (e acessível: com preços a variar entre os 15 e os 30 euros) encontrar a famosa cozinha criativa francesa. Missão cumprida no restaurante L'Agapée de Xavier (número 7 da Rua Robert), onde saboreámos escabeche de cavala, lombo de bacalhau gratinado com creme de castanhas e uma fatia de tarte de figos na companhia de uma garrafa de Bourgueil. Com poucos dias disponíveis, o mais difícil é encaixar no diário de viagem tantas tentações. Algumas serão servidas durante um jantar no Épicerie-Cuisine (Praça Massenet), espaço que conserva hábitos clássicos, mas com mobiliário contemporâneo. Os locais empurram diariamente a enorme porta rotativa tanto para uma simples taça de chá como para uma especialidade conceptual pensada pelo chefe Stéphane Laurier. O Épicerie-Cuisine é a cantina chique e o salão de chá de Saint-Étienne com sabores refinados inspirados em produtos regionais. É também o sítio onde podemos dar a volta ao mundo sem perder pitada do paladar francês. Podemos inclusive riscar os ingredientes mais raros da nossa lista de compras: azeites Montegottero, chás perfumados Palais des Thés, vinhos e outros produtos biológicos franceses, mel da Sicília e a água mais cara do mundo.

--%>