Fugas - Viagens

Continuação: página 2 de 4

Vietname - Cuidado com as imitações

Roupas à medida

No entanto, nem tudo é mau nas imitações vietnamitas. Claro que há os quilos de imitações de roupa de má qualidade: num mercado em Ho Chi Minh (ex-Saigão - e quase todos os locais continuam a chamar-lhe assim) vemos os mesmos boxers com riscas coloridas verticais com um elástico Armani e uns metros depois os mesmos boxers com o mesmo tecido mas já com um elástico Calvin Klein. Mas depois há artesãos hábeis que imitam tudo e mais alguma coisa: desde quadros famosos a óleo ou em lacado, aos alfaiates e sapateiros que têm fama de conseguir imitar qualquer criação.

Há alfaiates por todo o Vietname - um, em Hanói, ostenta mesmo uma imagem familiar para um turista europeu, um modelo em cartão do treinador José Mourinho, em tamanho real, com um elegante fato.

Não é Hanói a cidade que é famosa pelos alfaiates: Hoi An é que é a cidade da roupa por medida. Hoi An é uma pequena vila piscatória no centro (perto de Danang) onde há alfaiates porta-sim-porta-sim, e ainda lojas de sapatos que fazem tudo por medida e imitam qualquer coisa.

Mas é preciso atenção: a maioria das experiências não corre bem. Os alfaiates fazem a roupa em 24 horas e muitos deles por preços muito baratos, mas o produto final pode acabar, muitas vezes, por ser desajeitado, se não se tiverem alguns cuidados. É conveniente fazer alguma pesquisa (há muitos sites de críticas como o TripAdvisor), optar pelas lojas com mais recomendações (e regra geral ignorar as recomendações dos hotéis, que costumam ter acordos, e comissões, nos alfaiates) e ter em conta que será muito difícil encontrar tecidos de Inverno de boa qualidade. Mesmo com a seda, é preciso duvidar do que parece, ou do que os vendedores garantem ser seda. O único teste possível é, depois de pedir uma pequena amostra do tecido, queimá-lo - se derreter é sintético, se queimar é natural.

Depois de ter tudo isto em conta, é só levar uma imagem de qualquer peça de roupa e ter atenção aos pormenores - afinal, estamos noutro continente e há diferenças culturais também no corte da roupa. Nos sapatos é mais complicado perceber onde estão os melhores imitadores e o principal problema serão os saltos.

Essencial é também ter tempo suficiente para, depois da primeira prova, poder pedir alterações. Mas a máquina está bem oleada e seguindo as regras e tendo cuidado, os talentosos imitadores terão uma imitação quase perfeita em tempo recorde.

Dicas

Vistos

Não há como pedir visto para o Vietname em Portugal. É possível mandar o passaporte para a embaixada do Vietname em Madrid, ou então usar um dos vários serviços na Internet. O MyVietnamVisa.com funciona bem. O lado mau: no aeroporto de Ho Chi Minh demorou pelo menos uma hora a obtenção o visto, com a dificuldade acrescida de perceber exactamente quais os nomes que o funcionário do guichet ia dizendo.

Comboios

As estações de comboio no Vietname não têm informações com o nome das cidades no cais. É impossível perceber onde o comboio pára, e não é possível adivinhar pelo horário (o comboio pode estar horas atrasado). É melhor perguntar ao revisor antes de sair.

--%>