Fugas - Viagens

Ilha de Santiago

Ilha de Santiago Paulo Pimenta

Continuação: página 2 de 5

Cidade Velha de Cabo Verde na rota do património mundial

Concebido para acolher os religiosos franciscanos recém-chegados à ilha de Santiago e que vieram substituir os jesuítas na Missão de Cabo Verde, o Convento de S. Francisco foi mandado construir por uma mulher rica, natural daquela ilha. Depois de concluído, foi utilizado como lugar de cultura mas também como centro de formação, uma vez que era ali que os padres ministravam as aulas e ensinavam os ofícios. Também este monumento não escapou à escalada de saques de Jacques Cassard: os piratas roubaram tudo o que ali havia de valioso, incluindo o sino da igreja.

Rua Banana inspirou um filme

Trata-se da mais antiga rua da África Subsariana e dos trópicos. Urbanizada pelos europeus, a Rua Banana é, sem dúvida, um dos locais a incluir nos roteiros de qualquer turista que visite a ilha. As casas apresentam-se todas alinhadas nas mais diversas cores, e muitas delas estão rodeadas de bananeiras, mangueiras e mamoeiros (que dão a papaia). Paralela a esta, existe a Rua Carreira, com idêntica tipologia urbanística e construtiva. É uma paisagem acolhedora que dificilmente se apaga da memória de quem a visita. Aqui encontramos conjuntos habitacionais com moradias cobertas de palha. Em 1545, um navegador anónimo escreveu que a cidade "tinha mais de 500 residências com boas casas de pedras e cal, onde moravam inumeráveis fidalgos castelhanos e portugueses". Os fidalgos cederam lugar ao povo e, hoje, estas casas são ocupadas por gente humilde, que cuida delas com todo o brio.

Os moradores da Rua Banana, ou melhor, a forma como se relacionam e organizam, foram o tema de um documentário realizado em 2007 pelo cineasta cabo-verdiano Mário Benvindo Cabral. O seu propósito, explicou, foi mostrar ao mundo a Cidade Velha. Fê-lo recolhendo depoimentos e testemunhos de personagens reais, os moradores, que falam na primeira pessoa sobre o seu quotidiano e sobre a distinção da UNESCO. As figuras mais destacadas da comunidade contam histórias que valorizam o berço da nação cabo-verdiana; outras, porém, questionam a importância dessa distinção. Mas todos eles reconhecem no galardão o maior acontecimento em Cabo Verde dos últimos tempos, significando o reconhecimento da grandeza da "criolidade" da terra, como declarou o ministro da Cultura, Manuel Veiga.

Aposta turística
Grupo Oásis projecta novos investimentos em Cabo Verde

Os tempos de crise não parecem ofuscar a estratégia que o Grupo Oásis Atlântico tem para consolidar a posição que ocupa há já vários anos em Cabo Verde no sector hoteleiro, onde é o maior investidor.

Com sede na ilha de Santiago, este grupo económico conta já com oito anos de crescimento na área do turismo e imobiliária, e tem por objectivo investir em países de língua portuguesa seguindo um modelo de turismo sustentado em relação à envolvente ambiental, social e cultural.

O grupo tem vários projectos na calha, mas a principal fatia do investimento vai actualmente para a ilha do Sal. Seguir-se-ão a Cidade da Praia e a ilha da Boavista, que tem uma linha de praias com dunas de areia branca com 55kms.

--%>