Fugas - Viagens

  • Luís Maio
  • Luís Maio
  • Luís Maio
  • Luís Maio
  • Luís Maio
  • Luís Maio
  • Luís Maio

Continuação: página 3 de 4

Zadar e o Órgão do Mar

O Órgão do Mar é uma obra da autoria do arquitecto croata Nikola Basic, o mesmo que assina a vizinha instalação de luzes sob o título Saudações ao Sol. É um círculo constituído por trezentas placas de vidro, representando os planetas e o nosso sistema solar, que ao longo do dia vai absorvendo luz solar para ao início da noite passar a devolvê-la sob a forma de coreografias multicolores. As crianças, e não só, aproveitam para correr atrás dos padrões luminosos e ensaiar uns passos de dança ao som do Órgão de Mar, forma de entretenimento que oscila entre a beatitude e a feira popular. A ideia de produzir arte e entretenimento envolvendo os elementos naturais, ao mesmo tempo que se requalifica a frente de mar da cidade é, em qualquer dos casos, um achado, que encanta como um truque de magia.

O Órgão do Mar é exemplar único, mas não será 100% original, no sentido em que se registam intervenções semelhantes em pelo menos dois outros locais. Na ponta ocidental da área recreativa de Golden Gate, em São Francisco, nasceu em 1986 (ou seja, quase vinte anos antes do engenho de Zadar) o Órgão das Ondas, um "ambiente artístico" formado por um colar de tubos de comprimentos diferentes que produzem um caleidoscópio de sonoridades alienígenas quando tocados pelas águas. Mais recentemente, em 2002, a estância balnear inglesa de Blackpool viu a sua frente de mar requalificada, nomeadamente com a construção de um Órgão de Marés, escultura de 15 metros de altura e 18 tubos, accionados por outros oito tubos em contacto com o mar. Soa como um carrilhão estratosférico, muito diferente dos ecos do mar dentro das conchas em São Francisco e das doces melodias ondulantes de Zadar.  

Informações

Posto de turismo de Zadar
Mihe Klaica 1
Tel.: +385 23316166
http://www.visitzadar.net//
www.tzzadar.hr/

Como ir

Várias low cost voam directamente para Zadar a partir de cidades como Bruxelas ou Frankfurt. A TAP liga Lisboa e Zagreb, capital croata, que fica a cerca de 200 km por auto-estrada de Zadar. O comboio leva eternidades entre as duas cidades croatas, os autocarros são bastante mais rápidos e frequentes (Tel.: +385 23211555). O ferry é uma excelente opção para quem visitar Zadar a partir de outras cidades na costa adriática da Croácia.

Onde ficar

Hotel Kolovare
Boze Pericica 14
http://www.hotel-kolovare.com/

Hotel de arquitectura meio soviética, à beira-mar e a dez minutos a pé da Porta da Terra. O restaurante e os preços são menos atraentes. Duplos a 150€.

Hotel Mediteran
Matije Gupca 19
Tel.: +385 23337500
www.hotelmediteran-zd.hr

Youth Hostel Zadar
Obala kneza Tripmira 76
Tel.: +385 23331145
www.portuguese.hostelworld/

Onde comer

Niko
Obala Kneza Domagoja, 9
Tel.: +385 23 337880
www.hotel-niko.hr/

A melhor opção qualidade-preço no capítulo sempre duvidoso dos restaurantes portuários. Também é hotel.

Konobo Rafelo
Obala kneza Tripmira 50

Onde beber um copo

The Garden
Bedemi Zadarskih Pobuna
Tel.: +385 23254509

Lounge bar com vista sobre a parcela continental da cidade, aberto por James Brown, baterista dos UB40. Animação de DJ e festival anual de música electrónica.

--%>