Depois disso, vieram as Primaveras Árabes e as convulsões políticas em África, que obrigaram a dupla a fazer uma pausa nas viagens por esse continente. Mas a vontade de aventura não os deixou parar e, no ano passado, partiram de Guimarães até Maribor, a outra cidade que foi Capital Europeia da Cultura em 2012. Depois da viagem inaugural aos Picos da Europa, Victor Vilaça e Abel Cardoso também já tinham viajado de moto pela Normandia e Provença, em 2008, e decidiram voltar à Europa enquanto a situação em África não fica mais calma.
"Vamos continuar a ganhar mais experiência e assim também não perdemos o ritmo de viagens grandes", expõe Vilaça. As visitas ao património português em território africano são para continuar, garante, e, a médio prazo, querem ir até à Índia. "Também há lá muita coisa portuguesa que temos que visitar e dar a conhecer a algumas pessoas que não conhecem. O importante é não pararmos", conclui.
__
A viagem pode ser acompanhada no site oficial da Guimarães 2013 - Cidade Europeia do Desporto (e também no Facebook).pt e na página facebook.com/guimaraesced2013