Fugas - Viagens

Continuação: página 5 de 5

Por florestas e grutas, em terra de índios e garimpeiros

__________

GUIA

Quando ir
Esta é uma região de clima tropical e húmido, com uma temperatura máxima média de 32º. A época da chuva é de Setembro a Maio, sendo Janeiro um dos meses mais chuvosos. De Junho a Agosto as temperaturas são mais amenas e quase não chove. Na Chapada, geralmente a temperatura é ligeiramente inferior à de Cuiabá. A vacina contra a febre amarela é obrigatória para esta região.

Onde ficar
Há várias opções de alojamento tanto em Cuiabá como na Chapada dos Guimarães.
Na Chapada, a Villa Guimarães é um pequeno hotel simpático, com ambiente familiar e uma pequena piscina. (Rua Neco Siqueira, 41, tel.: +55 6533011366; email: pousada_villaguimaraes@hotmail.com).
Em Cuiabá, uma boa opção é o InterCity Premium, moderno, confortável e central (Rua Presidente Arthur Bernadez, 64, Bairro das Goiabeiras, tel.: +55 6530259900; email: reservas@intercityhoteis.com.br).

Onde comer
Na Chapada dos Guimarães, o Morro dos Ventos é uma excelente escolha, não só pela qualidade da comida, gastronomia típica da região, como pela simpatia, e pela magnífica vista para a cachoeira Véu de Noiva (Av. Rio da Casca, 1, Morro dos Ventos; tel.: +55 65 33011030).
Outra opção dentro do mesmo tipo, e com excelente vista, é o Bistro da Mata (acesso pelo quilómetro 2 da MT-251 para Campo Verde; tel.: +55 65 33013483).
Em Cuiabá é indispensável passar pelo Choppão (Praça 8 de Abril, 44, Bairro das Goiabeiras; tel.: +55 6536235005).

O que fazer
Na Chapada dos Guimarães existem várias opções de excursões. A que é descrita no texto é a visita às grutas, mas existe também a trilha das cachoeiras, com visita a seis cachoeiras, ou à Cidade de Pedra, subida a formações rochosas que fazem lembrar as ruínas de uma cidade, e de onde se avista toda a Chapada. Os percursos devem ser feitos com o acompanhamento de um guia de turismo (excepto a ida ao mirante de onde se vê a cachoeira Véu de Noiva, no Morro dos Ventos). Existem muitos guias que fazem também visitas ao Pantanal e a outros pontos de interesse na região. Fica o contacto de Jolenil Martins, a Jô que acompanhou a nossa visita – tel.: +55 65 99511346; email: jolenil@hotmail.com.

--%>