As maçãs estão prontas e os corvos põem-se a voar longe da janela. “Vem aí tempestade”, diz Tânia, sabiamente, sobre o sinal dos pássaros de Hitchcock enquanto veste o casaco para nos guiar numa caminhada até ao único restaurante da vizinhança, em Holt. Para além de servir à mesa, o Back to the Garden é aquilo a que os ingleses chamam de farm shop, uma loja-café-restaurante que funciona num antigo celeiro onde se armazenam e vendem os produtos biológicos que nos chegam à língua.
Na viagem por carreiros de terra, uma alma ou outra cruza caminho, diz “olá” no seu inglês carregado de Norfolk, e deixa-nos seguir o romance da chuva que começa. Há pouco a palavrear sobre o que se escuta, sobre o cheiro a terra molhada, sobre o nevoeiro que pinta as raras lâmpadas no horizonte de Holt. Como diz Richard Hullet, de 60 anos, que decidiu trocar a cidade pelo campo quando conheceu Norfolk, “é muito fácil perdermo-nos aqui, porque não importa para onde vamos”. Também não importam as turbulências ou os excessos. Como nas paisagens pintadas por Richard, “são mais as ondulações que as colinas”; e, como na vida, este é um lugar para se ser mais velho — “no tempo lento” — e para ser criança — “quando vamos à praia brincar com as conchas e não há mais nada do que isso”.
GUIA PRÁTICO
Como ir
Em regime low cost, tanto a Ryanair (a partir do Porto e de Lisboa) como a easyJet (a partir de Lisboa) apresentam tarifas a partir dos 45 euros (ida e volta) para Londres. Da capital inglesa, a melhor forma de chegar a Norfolk é de comboio, sendo a ligação a Norwich a mais directa. Há descontos especiais nos bilhetes comprados com antecedência através da página www.nationalrail.co.uk.
Também existem voos directos, operados pela TAP, a partir de Lisboa, Porto e Faro para Norwich. Contudo, os preços (ida e volta) ultrapassam os 250 euros, podendo chegar aos 400.
Para deslocações em Norfolk, a rede de transportes públicos (autocarros e comboios) é bastante eficaz e completa. No entanto, é sempre possível alugar um automóvel em Norwich.
Onde dormir
Não faltam casas de campo para alugar em Norfolk, até porque a região promove um tipo de alojamento mais próximo da vida rural. No portal de reservas www.norfolkcottages.co.uk, existem mais de 300 possibilidades, quer junto à costa, em ambiente urbano ou nos ramos da floresta. Holt, Blakeney, Sheringham, Wroxham, Wells, Cley e Norwich são alguns dos locais recomendados.
Onde comer
Back to the Garden
Letheringsett, Holt, Norfolk, NR25 7JJ
Tel.: 0044 1263 715996
Especialidades: bife de alcatra, frango orgânico à Ballotine
A maioria dos produtos utilizados é caseira ou orgânica. A esplanada funciona no jardim do restaurante.
Picnic Fayre
The Old Forge, Cley-next-the-Sea
Norfolk NR25 7AP
Tel.: 0044 1263 740587
Especialidades: empadas de frango e vegetarianas, padaria, sumos e vinhos orgânicos, variedade de frutos secos, compotas.
The Wiveton Bell
Blakeney Road, Wiveton
Norfolk, NR25 7TL
Especialidades: mexilhões, ostras, pato com molho de ameixas, bochechas de porco caseiro
Trata-se de um tradicional pub inglês, com uma larga variedade de cervejas e ales.