Fugas - Viagens

Continuação: página 5 de 6

Sri Lanka: As verdes colinas da Ásia

Em 1890, na sequência de uma viagem ao Sri Lanka, Thomas Lipton estabelece relações comerciais com James Taylor e inicia a distribuição de chá em larga escala na Grã-Bretanha e nos EUA. No Sri Lanka estabelece-se durante algum tempo na região de Haputale, onde funda várias plantações e a fábrica de Dambatenne.

Lipton gostava de subir aos montes e contemplar os seus domínios, como se conta em Haputale. O seu miradouro preferido teria sido, justamente, o que se conhece hoje por Lipton’s Seat, situado no topo de um penhasco, a meia dúzia de quilómetros da fábrica de Dambatenne.

Guia prático

Como ir

Nao há voos directos de Portugal para o Sri Lanka. A opção via Londres pode ser a mais aconselhável — a British Airways tem voos diários para Colombo. A partir da capital do Sri Lanka, da estação de Fort Colombo, há ligações ferroviárias diárias para Badulla. Em época alta convém fazer reserva de viagens com uma semana de antecedência (mais informação em www.railway.gov.lk/).

Quando ir

O clima do Sri Lanka é normalmente influenciado por duas monções, que atingem diferentes regiões do país. Contudo, a zona do Hill Country é afectada por ambas, pelo que as variações climáticas não são tão expressivas como no resto do país, circunstância acentuada pela altitude. Os índices de pluviosidade são mais elevados no período que decorre de Novembro a Fevereiro. Março, Abril e Maio podem ser boas opções para viajar, salvaguardada a imprevisibilidade característica do clima cingalês.

Onde ficar

Em Nuwara Eliya e em Ella há ampla oferta de hotéis e guesthouses. Em Nuwara Eliya, o Hotel Glendower preserva arquitectura colonial imersa em jardins (Grand Hotel Road, 5, tel.: 94 0522222501, www.hotelglendower.com). Num segmento superior, o carismático Heritance Tea Factory ocupa o edifício de uma centenária fábrica de chá (Kandapola, tel.: 94 0525555000, e-mail ma-113@lakpura.com). Em Ella, há várias possibilidades de homestay, entre outras opções de alojamento mais convencional, e uma hipótese a considerar é a Eeshani Guest Inn (tel. 94 0572228703, e-mail eeshaniguestinn@yahoo.com). Em Haputale, menos procurada por viajantes, há alguns poisos com óptima relação qualidade-preço, como o central Sri Lak View Holiday Inn (Sherwood Road, tel. 94 0572268125, email srilakv@yahoo.com). Nos arredores, a dois quilómetros, os bungalows da Kelburn Mountain View combinam panorama, conforto e atmosfera, no meio de plantações (Galle Road, tel. 94 112573382, email mountainview@sltnet.lk, www.kelburnemountainview.com).

Visitar

Um bom intróito à viagem é uma visita ao Ceylon Tea Museum, instalado no edifício de uma antiga fábrica, em Hantane, nos arredores de Kandy. O museu conserva documentação e muita maquinaria utilizada na produção de chá e evoca a actividade de pioneiros como James Taylor e Thomas Lipton, entre outros. Há várias fábricas de chá nos roteiros turísticos, como a Pedro Tea Estate, em Nuwara Eliya, ou a Newburgh Green Tea Factory, em Ella, mas a de Dambatenne, nos arredores de Haputale, tem o interesse suplementar de ter sido fundada, em 1890, por Thomas Lipton. Logo adiante, a seis quilómetros, fica o miradouro de Lipton’s Seat.

--%>