Fugas - Viagens

Continuação: página 3 de 3

Andorra: Água, pedra e bosque

Arte e fé: a rota do românico
 

GUIA PRÁTICO

Andorra não possui aeroporto, pelo que as ligações aéreas têm de ser feitas através de um dos aeroportos internacionais com localização mais próxima, Barcelona ou Toulouse. A partir daí pode-se tomar um autocarro (saídas de ambos os aeroportos, da estação de Sants, em Barcelona, e da Gare Matabiau, em Toulouse). Há voos directos diários entre essas cidades e Lisboa e Porto, alguns disponibilizados por companhias aéreas low cost. Para quem preferir a opção terrestre, a partir de Portugal uma viagem de automóvel representa cerca de 1000km, que podem ser percorridos num único dia, via Lleida e La Seu de Urgell. O comboio é outra alternativa — viaja-se até Puigcerdà, a estação ferroviária mais próxima, perto da fronteira francesa, tomando-se aí um autocarro para Andorra la Vella, que fica a cerca de 60km.

Quando ir

Dependendo, obviamente, das motivações, pode-se viajar para Andorra durante quase todo o ano. Para as actividades mencionadas nesta reportagem, a Primavera, o Verão e o início do Outono são as melhores épocas. Para os itinerários acima dos 1700 metros, aconselha-se o período que decorre de meados de Junho a finais de Setembro, não se dispensando a obtenção de informação prévia sobre as condições atmosféricas. Os postos de turismo disponibilizam aos caminhantes uma app que permite uma localização rápida em caso de emergência. 

Informações úteis

Não é necessário visto para os cidadãos da União Europeia, bastando o passaporte, com pelo menos seis meses de validade. O catalão é a língua oficial, ainda que o francês e o castelhano sejam também muito correntes. A moeda utilizada é o euro. Nas principais localidades, Andorra la Vella, Sant Julià de Lòria, Encamp, Canillo e Ordino e La Massana, há postos de turismo onde se pode obter toda a informação necessária. Há uma linha de autocarro que faz o circuito das igrejas românicas durante o Verão. Para além dos percursos assinalados para trekking, há muitas outras actividades possíveis no domínio do ecoturismo. Para mais informações, aconselha-se a consulta do site www.visitandorra.com. Informação sobre a Ronda dels Cims e sobre a Marató dels Cims em www.andorraultratrail.com/.

Onde ficar

Sendo o turismo a principal fonte de receita da economia de Andorra, existe uma ampla oferta de alojamento. As unidades hoteleiras sugeridas fazem parte de uma rede que oferece condições especiais para caminhantes, como espaços para limpar e armazenar equipamentos, informação sobre os trilhos para descarregar nos telemóveis ou no GPS, transferes entre alojamentos, guias de montanha, tendas especiais, previsões meteorológicas actualizadas, etc. 


Hotel Paris
Av. de Joan Martí, 2, Encamp 
Tel.: 376 731525, fax 376 731 525 
Email: info@hotelparisencamp.com
www.hotelparisencamp.com


Hotel Coma
C. del Camp de la Tanada, Ordino
Tel.: 376 736100, fax 376 736101;
Email: hotelcoma@hotelcoma.com
www.hotelcoma.com


Apartaments Sant Moritz
Ed. Joan de Torne, Arinsal, La Massana
Tel.: 376 737878, fax 376 737898
Email: caio@santmoritx.com
www.santmorit.com

--%>