Cais Criativo, Costa Nova
É o equipamento mais recente dos quatro, tendo inaugurado no Verão passado. Com uma localização sobre a duna, vista privilegiada para o mar e o uso da madeira em ligação com os tradicionais palheiros da região, é um projecto do gabinete de arquitectura ARX. Na lógica do 23 Milhas, este é um local pensado para uma programação sobretudo na Primavera e Verão, alturas em que a Costa Nova se enche de pessoas. Totalmente informal e maleável a várias utilizações e tem um lado lúdico que atrai um público jovem.
Ilustração à Vista e Rádio Faneca
No início de Maio será lançado um novo, e ambicioso, projecto do 23 Milhas: o Ilustração à Vista (a semana inaugural é de 3 a 7 e prolonga-se por perto de três meses). Inspirado na tradição secular de desenho na fábrica da Vista Alegre e dos seus operários pintores, vai-se espalhar por vários espaços, com exposições, oficinas de ilustração, cinema de animação (com uma extensão do Cinanima), novo circo, “jardins quase a transformar-se em ilustrações”. É um projecto que, acredita Luís Ferreira, tem condições para vir a crescer e a tornar-se uma referência nesta área.
Em Junho – de 2 a 4 – regressa, na sua quinta edição, o festival Rádio Faneca. A comunidade do centro histórico de Ílhavo é desafiada a “sair da sua zona de conforto” e a juntar-se com artistas, que apresentam propostas diversas mas todas ligadas à história da cidade e, em particular, aos característicos becos, essas ruas estreitas onde a vizinhança é necessariamente próxima. As portas das casas abrem-se para pequenos concertos e no Jardim Henriqueta Maia revive-se o clássico Discos Pedidos na Rádio.