Fugas - Viagens

  • Humberto Lopes
  • Humberto Lopes
  • Humberto Lopes
  • Humberto Lopes

Continuação: página 5 de 6

Perak: à flor dos rios

Ruas comerciais muito animadas e arquitectura colonial são também parte importante na atmosfera de Taiping, cidade onde a comida de rua tem um bem merecido prestígio. Nos mercados e um pouco por toda a cidade há centenas de botecos com uma variedade impressionante. A influência chinesa é marcante na cultura da cidade — Taiping recebeu vagas de imigração da China por causa da exploração do estanho.

No litoral, a meia hora de autocarro de Taiping, fica Kuala Sepetang, um povoado piscatório de casas de madeira assentes num labirinto de estacas sobre a água, com fama e proveito à conta de pratos de marisco e peixe. À entrada da povoação, à direita, há um passadiço que leva a uma zona de ecossistema de mangais — a Kuala Sepetang Recreational Forest. É considerado um dos melhores parques do género do país, com a sua fauna aquática e rica biodiversidade. Tal como em alguns outros lugares da Malásia, as navegações nocturnas conduzem os visitantes ao espectáculo de milhares de pirilampos ocupados com as suas paradas nupciais, numa dança feérica de luzinhas.

Ainda no litoral, mas mais a sul, a ilha de Pangkor é uma colecção de imagens de postal. Praias de areia branca e águas esmeraldinas (Coral Bay, Pasir Bogak, Teluk Nipah), vegetação luxuriante de floresta com a sua fauna de macacos e alegre passarada, o cliché do paraíso de férias tropical numa ilha (ainda) sem as vertigens das suas congéneres tailandesas. Mergulho, passeatas de barco e caminhadas na selva são algumas das actividades possíveis e organizadas por hotéis e guesthouses.

 

Guia prático

Como ir

A principal porta de entrada na Malásia é o aeroporto internacional de Kuala Lumpur (KLIA) — há voos directos de várias capitais europeias. A partir do terminal 1 do KLIA há ligações rodoviárias directas, quase de hora a hora, para as principais cidades da Malásia, Ipoh incluída. Do mesmo terminal da capital de Perak saem frequentemente autocarros para Kuala Kangsar e Taiping. De Kuala Lumpur há também assíduas ligações ferroviárias para Ipoh e para Kuala Kangsar.

Quando ir

O clima da Malásia insular é condicionado por duas monções e por essa razão a chuva distribui-se ao longo de todos os meses do ano, com variações que em certas regiões não são muito expressivas. A partir da segunda metade de Maio os índices de pluviosidade começam a baixar. Em todo o caso, são regra geral chuvas em forma de aguaceiros, por vezes fortes, que duram um par de horas e sobrevêm sobretudo no período da tarde. As temperaturas são estáveis ao longo do ano, com poucas variações, entre 25 e 32 graus, geralmente. A humidade, sempre muito elevada, pode ser o principal inimigo do viajante.

Onde ficar

Em Kuala Kangsar

Kangsar Hotel
Jalan Kangsar, 32, muito perto do centro
Tel.: 60 5 7767301; fax: 60 5 7773301
www.kangsar-hotel.com

Em Taiping

Flemington Hotel
Jalan Samanea, 1, Saman, junto ao Garden Lake
Tel.: 60 5-8207777; fax: 60 5 8080177, email: info@flemingtonhotel.com.my
www.flemingtonhotel.com.my

Em Ipoh

Ritz Garden Hotel
Jalan Yang Kalsom, 86, em pleno centro
Tel.: 60 5 2427777; fax: 60 5 2427777; email: sales@ritzgardenhotel.com
www.ritzgardenhotel.com

--%>