Fugas - Vinhos

Carlos Lopes

Continuação: página 3 de 4

Calor, a quanto obrigas

Barbeito Sercial 10 Anos

Os vinhos da Barbeito, mesmo nas versões atapetadas com as castas tradicionalmente mais melosas, como os adoráveis Boal ou Malvasia, dispõem-se sempre como ilustres candidatos a poderem ser bebidos no Verão, tal a dose de acidez com que costumam ser brindados. Na verdade, ninguém leva a acidez natural dos vinhos da Madeira tão longe, e de forma tão determinada, quanto Ricardo Freitas, o homem responsável pelos autênticos vinhos de perfumaria que saem deste pequeno produtor. Independentemente do estilo e da casta, os vinhos da Barbeito são capazes de proporcionar alegrias durante todo o ano. Mas são os vinhos mais secos, das castas vinificadas no estilo mais duro, que melhor se adaptam aos calores da época, capazes de contrariar qualquer dia de Verão, por mais quente e abafado que se apresente. E nenhum se apresenta tão poderoso e intenso na frescura e alegria como este Sercial com indicação de idade, um 10 Anos tremendo na sensação de segurança e na excitação geral, de perfil nervoso e tenso, teso e intransigente, vibrante na boca, seco e vivo, com um final de boca eléctrico e sem qualquer dose de condescendência. Com um vinho deste calibre, não há Verão que consiga resistir!

Blandy's Colheita Sercial 2001

É a mais seca entre as várias variedades madeirenses, proporcionando os vinhos mais tensos e eléctricos, vinhos duros e enxutos que, por vezes, quase podem quase confundidos com uma certa noção de agressividade, face a tanta dureza e secura, habituados que estamos ao conforto do açúcar. Apesar de os vinhos da casta Sercial não serem vinhos fáceis, daqueles que se revelam capazes de seduzir desde o primeiro instante, de empatia imediata e de verbo dócil, este Colheita da Blandy's, já com dez anos de vida, o primeiro Colheita desta casta que a Blandy's apresentou, denuncia ser um vinho intenso e tremendamente fresco, com notas de palha seca, dono de alguma secura e dureza, sem que estas alguma vez se revelem excessivas. Por sua vez o nariz surpreende pelas notas agradáveis e serenas de amêndoa torrada, muito restolho e palha, bem como uma ou outra invocação de brioche. Firme e intenso, bem composto, fresquíssimo e vivo embora sempre civilizado, é um Sercial mais cordato que o habitual, urbano e cosmopolita, sem ponta de agressividade, oferecendo uma versatilidade inesperada para o estilo. O final de boca revela-se longo e ordeiro, o que o converte num vinho capaz de servir como aperitivo, no intróito da refeição, mostrando igualmente aptidão para acompanhar uma canja de galinha ou um gaspacho alentejano, uma das sopas deharmonização mais problemática.

Henriques & Henriques Terrantez 20 Anos

É difícil imaginar um vinho mais acertado para os dias quentes, para os dias frios. e para os dias intermédios, que este Terrantez com indicação de idade da Henriques & Henriques. Nascido de uma das variedades quase perdidas da Madeira, de que hoje sobrevivem já muito poucos pés na ilha, representa a súmula perfeita do vinho certeiro na versatilidade e propensão para ser bebido durante todo o ano. Apesar de volumoso e pujante, é incrivelmente fresco e grave, sempre tenso e excitante, vertiginoso desde o ataque até ao final de boca. Apresenta-se enfarpelado numa bonita cor de traços ambarinos onde se denota um menisco com tendências esverdeadas. Sobressalta desde o primeiro instante pelas notas salinas e pela sensação profundamente iodada que transmite, insinuando de imediato imagens de mar e maresia, de mar encapelado e de brisa marítima. Depois surgem os frutos secos em profusão, a que ainda há que acrescentar o perfume exótico das notas de casca de laranja cristalizada. A boca, essa confirma por inteiro a elegância e sedução do nariz, sobrepondo uma tensão e audácia inauditas, uma grandeza e magnitude que o abalança para o céu na terra. Apesar de intenso e poderoso, mostra-se incrivelmente fresco e viçoso, gigante na entrega, dramático no final mordaz. Um vinho excepcional que simboliza a perfeição e encanto da Madeira, bem como a versatilidade dos seus vinhos.

--%>