Fugas - Vinhos

  • LARA JACINTO/NFACTOS
  • Os jurados
    Os jurados LARA JACINTO/NFACTOS
  • Os resultados do painel de prova
    Os resultados do painel de prova

Nos brancos para o Verão, a vitória foi para um Moscatel Galego

Por Manuel Carvalho

O painel da Fugas provou e avaliou os vinhos para o Verão. Resultado: vitória para o Vallado Prima, de 2014.

Há vinhos que por serem singulares têm o mérito de suscitar divisões entre quem os prova. Nessa categoria costumam estar os brancos feitos em exclusivo com a casta Moscatel Galego, que ora provocam entusiasmo pela natureza da sua fruta, ora causam irritação pela sua doçura e sabor melado. Na prova de vinhos brancos que a Fugas organiza todos os anos por esta altura, aconteceu, no entanto uma excepção.

O habitual painel de provadores da revista considerou que o Quinta do Vallado Prima 2014, feito em exclusivo de Moscatel Galego proveniente de duas vinhas do Douro, foi o melhor vinho em competição. Contra todas as previsões, foi também o segundo vinho que manteve uma média de votação mais aproximada – numa escala de zero a 100, a diferença entre a pontuação mínima e a máxima foi apenas de nove pontos. Mais: mereceu essa distinção não apenas na prova a “solo”, como na avaliação posterior com comida.

Há um ano que o formato da prova se adaptou a esse modelo de duas etapas – um teste cego sem comida, seguido de um novo teste cego com comida que, de alguma forma, se harmonize com os vinhos. O modelo resulta do consenso crescente entre produtores, críticos e jornalistas sobre a ligação do vinho à alimentação humana.

Claro que há vinhos, brancos e rosés, principalmente, que são perfeitos para momentos de convivialidade e  de descontracção, antes ou depois das refeições – ou para apreciar num bar, por exemplo. Mas, pela herança cultural ou pelo puro prazer, bem se sabe que é nas boas mesas que os grandes vinhos têm verdadeira possibilidade de mostrar o que valem.

Ao contrário do que aconteceu na prova do ano passado, quando um branco do Dão, o Pedra Cancela das castas Malvasia e Encruzado, ganhou na prova a solo e o Prova Régia se impôs de forma arrasadora na hora do almoço, este ano o Vallado Prima, assinado pelo enólogo Francisco Olazabal, venceu nos dois momentos. Os seus aromas florais, com notas de frutas exóticas, atraíram os provadores pela manhã e a sua acidez e secura de boca resistiram à sopa de abóbora e à pescada marinheira com mexilhões que o chef do restaurante Vinum, nas Caves 1890 da Graham’s, em Vila Nova de Gaia, preparou especialmente para o evento.  

A escolha de vinhos para a prova obedeceu a três critérios essenciais: primeiro a sua gama de preços teria de se situar à volta dos dez euros, com uma oscilação de mais ou menos 30%; segundo, deveria reflectir de alguma forma a diversidade da produção nacional, quer em termos de castas, quer de regiões; e, terceiro, os vinhos deviam estar disponíveis no mercado brasileiro, uma vez que os resultados da prova serão igualmente divulgados num suplemento a ser distribuído com o jornal O Globo, do Rio de Janeiro.

Com base nestes critérios, a selecção final foi feita em conjunto entre a equipa da Fugas e os especialistas do El Corte Inglés para a área de vinhos, Jesus Caridad e Hélder Almeida, a partir da enorme oferta que a cadeia tem nos seus supermercados e lojas gourmet.

A lista de provadores passou de sete para oito desde a última prova de vinhos brancos – entrou Joe Álvares Ribeiro, administrador do Grupo Symington, empresa proprietária de marcas de vinho do Porto como a Dow’s ou a Graham’s. Mantiveram-se no elenco os jornalistas do PÚBLICO Pedro Garcias e José Augusto Moreira, Luís Costa, jornalista da RTP, Ivone Ribeiro, dona e gestora de uma garrafeira, a Garage Wines, em Matosinhos, Álvaro Van Zeller, enólogo proveniente de uma família com ligações antigas ao Douro e aos Vinhos Verdes, Lígia Santos, uma engenheira que trabalha na área da gastronomia (foi a primeira vencedora do concurso masterchef em Portugal), e Beatriz Machado, mestre em ciências da viticultura e enologia da Universidade da Califórnia e directora do serviço de vinhos do hotel The Yeatman, em Gaia.

--%>