Fugas - Vinhos

  • Fernando Veludo/nFactos
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR

Essência do Vinho, um fim-de-semana de perdição

Por Rui Falcão

O grande momento do ano para os amantes do vinho chegou e desde a passada quinta-feira poderá assistir e participar na maior montra do vinho em Portugal, o evento organizado pela Essência do Vinho que, como sempre, celebra-se na cidade do Porto.

Como é da tradição, a montra dos vinhos nacionais assenta arraiais no sublime Palácio da Bolsa, mesmo no centro histórico da cidade invicta. É um dos momentos mais altos do ano para os amantes do vinho mas também um momento de prazer, confraternização, aprendizagem e descoberta para quem só agora se começou a interessar pelo apaixonante universo do vinho.

Desde a passada quinta-feira, dia 25, até este domingo, dia 28 de Fevereiro, no horário das 15h às 21h (excepto este domingo, dia em que o evento encerra às 19h), o Palácio da Bolsa reúne cerca de 350 produtores sobretudo nacionais, embora se possam apreciar alguns vinhos estrangeiros, oferecendo um somatório de mais de 3000 vinhos de excelência. Vinhos que poderão ser provados na companhia de produtores, proprietários e enólogos a quem poderá colocar as suas dúvidas, permitindo que se estabeleça uma comunicação aberta, que se ponha uma cara à frente dos rótulos conhecidos e desconhecidos, permitindo a descoberta de novos produtores, novas regiões, novos projectos, novas castas, novas perspectivas e filosofias.

Na Essência do Vinho deste ano terá ocasião para poder provar uma imensidão de vinhos, alguns deles de acesso muito difícil, consequência de produções escassas, quase liliputianas. Ganha ainda a possibilidade de poder provar em primeira mão, por regra na companhia dos comentários de enólogos e/ou produtores, colheitas novas, algumas das quais poderá conhecer e antecipar antes de serem colocadas no mercado, permitindo-lhe deduzir com antecipação uma visão global dos vinhos que se fazem em Portugal e aperceber-se das tendências de mercado.

Como sempre, e para além da visita obrigatória que irá certamente querer cumprir aos seus produtores e regiões favoritos, aos que já conhece e admira, para além do desejo natural de provar os vinhos-troféu, aproveite a oportunidade para prestar uma visita aos produtores que ainda não conhece, às regiões com que tem menos intimidade, aos estilos que lhe são menos familiares. A Essência do Vinho é uma ocasião perfeita para alargar horizontes, para conhecer e experimentar novas realidades aproveitando a presença de tantos produtores de excelência, tantos estilos e tantas regiões para assimilar a imensa diversidade de estilos que existe em Portugal.

Ao longo deste fim-de-semana terá espaço de sobra para se aventurar para fora da sua zona de conforto, procurando vinhos que se distanciem do óbvio, dividindo-se entre os estilos de vinhos brancos, rosados, tintos, espumantes, colheitas tardias… sem nunca esquecer os incríveis vinhos generosos portugueses, os grandes vinhos da Madeira, Moscatel e Vinho do Porto que irão estar presentes na Essência do Vinho. Não caia no desacerto de deixar os vinhos generosos para os momentos finais do dia numa tentativa de não prejudicar a prova dos vinhos brancos e tintos. Após uma longa maratona de provas, o seu espírito e palato vão estar cansados, exaustos de tantos vinhos, incapazes de apreciar a riqueza e complexidade destes três grandes vinhos generosos nacionais.

--%>