Fugas - Vinhos

  • Enric Vives-Rubio
  • Adriano Miranda
  • Adriano Miranda
  • Nelson Garrido
  • Enric Vives-Rubio
  • Enric Vives-Rubio
  • Enric Vives-Rubio

Continuação: página 3 de 3

O novo Porto jovem e cosmopolita que se mostra nos cocktails

O Fizzy Port de João Chambel
João Chambel trabalhou no restaurante Vestigius antes de abraçar o projecto Estado d´Alma, também em Lisboa, onde é escanção e um apaixonado pelo mundo dos vinhos. Aceitou o nosso desafio e criou este Fizzy Port. A sua preparação começa com a junção num shaker de 5 cl de Royal Oporto Extra Dry, da Real Companhia Velha, 2.5 cl de sumo de limão e uma clara de ovo. Depois, deve-se agitar até ficar tudo bem “ligado”. Abrir o shaker e adicionar gelo. Esta preparação deve ser servida num copo de vinho, deixando espaço para se acrescentar espumante meio seco a gosto. Como decoração, João Chambel sugere duas folhas de hortelã e raspa de limão. Um cocktail elegante, fresco e muito atraente - apetece sempre beber o segundo.

O Oficina Porto Sour de Inês Soares
Inês Soares é uma jovem formada em mesa e bar, perfeccionista e apaixonada por este trabalho, que adora preparar cocktails. Trabalha actualmente no restaurante Oficina, no Porto, e criou este cocktail a que chamou Oficina Porto Sour. Os ingredientes necessários para esta bebida: 6 cl de Porto Branco Churchill´s Dry, 3.5 cl de sumo de laranja, 2.5 cl de sumo de limão, 1.5 cl de xarope de açúcar e uma clara de ovo. O copo onde vai ser servido deve ser previamente gelado. Colocam-se todos os ingredientes num shaker, e faz-se um breve dry shake; adiciona-se gelo e bate-se; prepara-se a bordadura do copo com açúcar em pó anti-humidade e canela em pó e serve-se. Como decoração complementar, junta-se meia rodela de limão-taiti, laranja desidratada, pau de canela e um raminho de hortelã e obtém-se um cocktail muito tentador.  

O Porto Tónico clássico de Cláudio Lemos
Terminamos com o clássico Porto Tonic, aqui preparado pelo Claudio Lemos, do espaço Sandeman Chiado, em Lisboa. Enche-se um copo alto com gelo; adiciona-se 4.5 cl de Sandeman White; acaba-se de encher o copo com água tónica e adicionam-se duas rodelas de limão. É sem dúvida a preparação de Porto branco mais simples, mas nem por isso a menos refrescante. E é também a fórmula a que já acusa o peso de uma tradição...

--%>