Fugas - Vinhos

Vinhos de Portugal de regresso ao Brasil

Por Fugas

A grande mostra de vinhos de Portugal no Brasil, organizada pelo PÚBLICO, pelo jornal Globo e em São Paulo pelo jornal Valor Económico, em parceria com a ViniPortugal, está de volta. E desta vez não apenas ao Rio de Janeiro: depois de consolidar a sua presença no mercado carioca, o evento terá a sua primeira aparição em São Paulo.

No Rio serão mais de 70 produtores  que vão expor no CasaShopping, na Barra da Tijuca, mais de 500 rótulos; na capital paulista a mostra vai ter lugar no Shopping  JK Iguatemi e estão inscritos 64 empresas ou produtores - o Turismo de Portugal colocará no evento um eléctrico de Lisboa numa acção de promoção do país.

Na sua quarta edição, o Vinhos de Portugal no Brasil assinala no crescimento da procura dos produtores e na extensão do certame a São Paulo a consolidação do seu sucesso. Durante três dias (2 a 4 de Junho no Rio e de 9 a 11 em São Paulo), os produtores podem comunicar directamente com os consumidores brasileiros durante períodos de duas horas. Haverá também um momento para o mercado profissional. As comissões regionais do Dão, de Setúbal e do Alentejo vão dispor de stands para comunicar directamente as suas regiões e produtos. E haverá um extenso programa de provas.

Na acção “Tomar um Copo” que, como o nome sugere é um espaço informal de comunicação entre críticos de vinhos e o público, com duração de 20 minutos, vai falar-se de vinho do Porto, do Dão, do Alentejo, de Setúbal ou, mais genericamente, de vinhos brancos ou da harmonização entre brancos com idade e gastronomia. Mas haverá uma dimensão patrimonial e cultural nestas actividades. Falar-se-á, por exemplo, de enoturismo. E em São Paulo Luis Afonso abordará a relação entre o “Porto e Cartoon”, a cantora Adriana Calcanhoto, a jornalista Alexandra Prado Coelho e o professor da Universidade de Coimbra José Bernardes falarão sobre “Camões e o Vinho” e André Ribeirinho, da Adegga, dissertará sobre aplicações para o vinho.

Depois, haverá as provas formais, de inscrição prévia, reservadas a 30 pessoas. Serão dirigidas por jornalistas e críticos de Portugal e do Brasil e pelo único Master of Wine de língua portuguesa Dirceu Vianna Júnior, que dissertará sobre as castas portuguesas, os vinhos antigos e modernos de Portugal e as grandes colheitas dos grandes produtores. Manuel Carvalho, do PÚBLICO, orientará provas sobre vinhos do Porto, do Dão e grandes brancos. Alexandra Prado Coelho participará em harmonizações com vinho do Porto e do Alentejo. Rui Falcão e Luís Lopes, director da Vinho Grandes Escolhas, serão responsáveis pelas habituais sessões de introdução aos vinhos de Portugal e vão dirigir provas de Setúbal e do Alentejo. Em São Paulo, o jornalista e crítico brasileiro Jorge Lucki orientará uma prova sobre as “regiões e as suas castas emblemáticas”. E no Rio, o jornalista e crítico Pedro de Mello e Sousa orientará uma visita aos grandes vinhos do Alentejo.

As estrelas portuguesas no Brasil  Rio e São Paulo

Adega de Borba – Alentejo - Uma cooperativa eficiente e competente, que soube aproveitar a bondade da região e o saber dos seus produtores para construir um belo catálogo de vinhos. Os seus vinhos das últimas edições colocaram-na na primeira divisão do competitivo campeonato alentejano

Adega do Redondo – Alentejo - Mais uma prova acabada de que, em termos de adegas cooperativas, o Alentejo é de longe a melhor região do país. Vinhos de grande volume e reservas de alto gabarito que têm por base um dos melhores terroir da região.
Adriano Ramos-Pinto – Porto e Douro - Há mais de um século que se mantém a relação desta empresa com o Brasil, onde os vinhos do Porto chegaram a ser conhecidos como “Adriano”. Hoje, além de Porto solenes, a casa dispõe também de vinhos do Douro de topo.

--%>