Na garrafeira do Vila Jóia estão entre nove a dez mil garrafas de vinho, a maioria português. Há provas todas as sextas-feiras, ou a pedido do cliente. Também se oferecem sessões de yoga. E é possível fazer uma massagem no exterior, num espaço concebido para o efeito, de inspiração oriental. No geral, há simplicidade na decoração. Mas há detalhes que sobressaem. Por cima da gigante banheira da Royal Suite 1001, dezenas de pequenas luzes fazem lembrar estrelas. E pode-se tomar um banho de imersão a ver o mar.
Nos quartos standard também há espreguiçadeiras nas varandas onde apetece descansar. Os móveis são em verga, candeeiros grandes e paredes brancas nuas. Nas casas de banho, explosão de cor, com azulejos a lembrar Marrocos que cobrem não só as paredes, mas também o lavatório. A preparação do jantar começa a meio da tarde. Os empregados (são quase 80 no total, em época alta) escolhem copos, decoração, arrumam mesas e dobram guardanapos.
O menu do chefe Dieter Koschina nunca se repete. E ele oferece, no mínimo, seis pratos a quem quiser provar as suas iguarias, dignas de duas estrelas Michelin. Uma noite no Vila Joya é indissociável do seu restaurante, que durante anos foi o único em Portugal com esta distinção (desde 2011, há mais um, o também algarvio The Ocean do Vila Vita Parc).
Os proprietários do melhor resort boutique do mundo (prémio atribuído nos World Travel Awards) estão a pensar investir numa nova unidade no Algarve em parceria com outro investidor. Mas, para já, é uma mera intenção. Os planos para o futuro passam por reforçar o mercado nacional e espanhol - 60 por cento dos hóspedes ainda são alemães.
- Nome
- Hotel Vila Joya
- Local
- Albufeira, Guia, Praia da Galé - Apartado 120
- Telefone
- 289591795
- Website
- http://www.vilajoya.com