Fugas - hotéis

Continuação: página 2 de 3

Boa cama, boa mesa, boa vida

Boa mesa, dizíamos.


Mimo vital

Hoje já é outro dia - que amanheceu soalheiro e ameno. Tomamos o pequeno-almoço e que pequeno-almoço! na esplanada do edifício principal do Vila Vita e, agora sim, estamos a postos para descobrir todos os cantos à casa. À boleia de um buggy, andamos pelos jardins com vegetação subtropical e vamos passando em revista os três espaços distintos de alojamento do Vila Vita: no edifício principal estão 73 quartos, entre duplos e suites; na residência há 29 suites; no Oasis Parc, onde nasceu o Vila Vita (foise expandindo ao longo dos anos), há 60 suites; finalmente, duas villas, cada uma delas com piscina privativa.

Alguns espaços estão em remodelação, tanto no edifício principal como no Oasis Parc; neste último, onde impera uma construção tipicamente algarvia, tivemos oportunidade de conhecer, quase em primeira mão, as novas suites, cujo look contemporâneo promete. Ainda no Oasis, duas suites terão bónus: um roof terrace service, com espreguiçadeiras e duche.

Talvez só hoje tenhamos tomado consciência da dimensão deste resort, que faz parte da rede The Leading Hotels of the World. Esta é a parte do alojamento - e ainda temos para ver a piscina exterior, a interior, o ginásio, a loja, a biblioteca, os espaços para crianças (Anabella's Kids Parc e Natalie's Creche), o putting green, o campo de voleibol... Desistimos de enumerar: não falta nada nestes 22 hectares. Nada mesmo: nem sequer uma cave de vinhos, construída numa antiga cisterna, e que hoje serve de abrigo a uma colecção com mais de 16 mil garrafas, entre vinhos portugueses e do mundo (Itália, França, Chile, África do Sul...). Todas as quintas-feiras há provas de vinhos abertas aos hóspedes que queiram participar e é possível também fazer jantares vínicos neste espaço. Vão por nós: vale a pena descer as escadas e espreitar os tesouros que aqui estão escondidos.

O sol já perdeu a força e agora entregamo-nos às mãos dos profissionais do Vila Vita Vital, o spa onde seremos mimados durante as próximas duas horas (amanhã voltaremos, mas por nossa conta, para o jacuzzi, a sauna e o banho turco). De entre os vários tratamentos disponíveis, escolhemos a massagem anti-stress, que provámos e aprovámos.

Estamos infinitamente mais leves e regressamos, sem pressas, à suite 357. Logo mais à noite, teremos vinho do Porto, velas acesas e pétalas sobre a cama. Francisco, o mordomo simpático e dedicado, não deixa nada ao acaso.

Boa vida, dizíamos.

 

Restaurante Ocean

Agora sem plural majestático, na primeira pessoa do singular e directa ao assunto: o burro sou eu. Não tenho especial aptidão pelas lides da cozinha, mas posso dizer que sou um bom garfo. Gosto de comer, que se há-de fazer? E gosto de comida bem feita, saborosa e diversificada. Marcha um cabrito assado comme il faut, mas também marcha um singelo peixe grelhado na brasa, ou um risotto de cogumelos. E, descobri agora, ao arrepio dos meus próprios preconceitos, também marcha caril. A culpa não morre solteira: é de Hans Neuner, o chefe austríaco que, em 2007, entrou para o Ocean, restaurante integrado no Vila Vita, com um objectivo bem definido: ganhar uma estrela Michelin. Conseguiu-a no ano passado.

Nome
Vila Vita Parc
Local
Lagoa (Algarve), Porches, Sítio de Alporcinhos
Telefone
282310100
Website
http://www.vilavitaparc.com
--%>