Fugas - hotéis

  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • Daniel Rocha
  • Daniel Rocha
  • Daniel Rocha
  • Daniel Rocha
  • Daniel Rocha
  • Daniel Rocha
  • Daniel Rocha
  • Daniel Rocha
  • Daniel Rocha

O discreto charme natural do luxo

Por Carla B. Ribeiro (texto), Ricardo Rezende (vídeo) ,

Esqueçam-se porteiros de cartola, concierges, balcões de recepção ou parafernália high tech espalhada pelos quartos. Pense-se antes numa oliveira na casa de banho ou em jardins no lugar dos telhados. É assim que o novíssimo Areias do Seixo, hotel de charme cinco estrelas próximo de Santa Cruz, Torres Vedras, apresenta um novo conceito de luxo: confortável, informal, irreverente, familiar. Objectivo: sentirmo-nos, como se sentiu Carla B. Ribeiro, em casa mas com o prazer de nos sabermos distantes da rotina caseira...

Da estrada não se percebe bem o que é. Da praia nem sequer se vê. De tal forma que o segredo manteve-se praticamente até à data de abertura. Mesmo para muita gente da região. Escondido entre o pinhal, o Areias do Seixo apresenta-se, desde fins de Abril, camuflado entre a natureza e anichado no desnível oferecido pelo terreno. E, por essa razão, nem à chegada, já à porta do hotel, se percebe a verdadeira dimensão do projecto. Mas adivinha-se desde logo, com as 18 villas atrás de nós a montarem guarda, o venerável respeito pelo meio onde estamos, quer pelos materiais usados na construção, quer por apontamentos decorativos, como uma cadeira em madeira que parece ter sido esculpida pela própria natureza especificamente para aqui.

A recepção confirma a excepção: não há balcão de check-in nem concierge de nome gravado na lapela. Em vez disso, há um piano a musicar os sorrisos de boas-vindas dos proprietários e funcionários (e continuamos na coerência: sem fardas).

Marta e Gonçalo Alves, ambos naturais da região, há muito que sonhavam criar um espaço ao seu gosto, onde pudessem receber pessoas oriundas de todos os cantos do mundo e que tivesse por premissa romper com as convenções típicas dos cinco estrelas. Foi há sete anos que o jovem casal adquiriu o terreno, na freguesia de A-dos-Cunhados, a três passos da praia, e desde então o projecto tem vindo a crescer: primeiro foram construídas as 18 villas T3 com piscina (todas já comercializadas). Agora vêem nascer o hotel, em betão, cobre, vidro e, claro, seixos. E, não tarda, estarão a construir mais 19 villas.

Flutuemos

A entrada no hotel faz-se por uma ponte sobre água, onde flutua uma pequena canoa e onde até se pode relaxar ao sabor do movimento de dois baloiços. À direita, surge o spa, também aberto ao público, com sauna, banho turco e com acesso à piscina exterior aquecida, além de duas salas de tratamentos, duche vichy e sala de relaxamento. À esquerda, o Lugar da Horta, composto por bar, restaurante e mercearia, cuja frente em vidro, do chão ao tecto, se abre para uma esplanada com vista sobre pequenos jardins (que, surpresa!, se revelariam depois serem tectos dos quartos) e sobre as dunas, com o mar como quadro vivo de fundo.

Por aqui, o que falta em voluntária ostentação sobra em voluntário bom gosto. Cada elemento decorativo quer-se único e cada pormenor revela criatividade e capacidade de reciclagem ao longo de todo o processo: mesas em madeira robusta, cadeiras renascidas em cores vivas, estampados coloridos ou um lustre de tecto que poderia sugerir tratar-se de uma instalação artística mas que não passa do aproveitamento das chapas de cobre que o vento de Dezembro arrancou. Um temporal, quem diria!, que acabou por revelar-se um aliado na decoração de todo o espaço - quer com as referidas chapas, quer com as madeiras aproveitadas das árvores quebradas ou com as raízes arrancadas que formam lá fora o Círculo de Fogo, em cujo centro uma fogueira promete arder em fins de tarde tão descontraídos quanto com potencial romântico...

Nome
Areias do Seixo Charme Hotel & Residences
Local
Torres Vedras, São Pedro e São Tiago, Praceta do Atlântico
Telefone
261936340
Website
http://www.areiasdoseixo.com
--%>