Fugas - hotéis

  • Rita Baleia
  • Rita Baleia
  • DR
    DR
  •  Postal com gravura, 1898-1901, ed. Hotel Lisbonense, gravura Francisco Pastor. Biblioteca Municipal
    Postal com gravura, 1898-1901, ed. Hotel Lisbonense, gravura Francisco Pastor. Biblioteca Municipal
  • Postal colorido manualmente 1905, ed. de Dias & Paramos, cliché de Júlio Paramos. Biblioteca Municipal
    Postal colorido manualmente 1905, ed. de Dias & Paramos, cliché de Júlio Paramos. Biblioteca Municipal

O renascer do velho Grand Hotel das Caldas

Por Carla B. Ribeiro ,

Mais do que um hotel, o Grand Lisbonense constituiu um marco nas Caldas da Rainha e deixou saudades. Depois de anos em ruína, o local volta à vida hoteleira, agora como Sana Silver Coast. Mantêm-se a fachada e objectos históricos e mantém-se o desejo de continuar a marcar a cidade.
O centro das Caldas da Rainha já conheceu dias de ouro, sendo poiso de aristocratas, artistas, políticos... Diz-se até que era no Grand Hotel Lisbonense que a família real portuguesa ficava quando o rei D. Carlos I e respectivo clã passavam uns dias naquela cidade do Oeste para usufruírem dos benefícios termais das águas da localidade - uma teoria contrariada pela inexistência de provas, como sustenta Vicente Martins em "Grand" Hotel Lisbonense - História Social Arquitectónica com Observações em Teoria de Conservação e Restauro, obra ainda por lançar que destaca o facto de a família real ter por residência o Paço das Caldas. Já a corte que acompanhava os monarcas, conclui Martins, ficaria alojada no primeiro andar do hotel, reservado para o efeito.

Depois veio a decadência. E com ela o abandono que resultou numa ferida aberta no coração da cidade. Até que o edifício foi colocado na mesa de negociação quando, já neste século, o Grupo FDO quis construir um centro comercial: a autarquia aceitou - o shopping está lá, ocupando os antigos jardins do Lisbonense, nas traseiras do hotel - sob a condição de que o grupo se comprometesse a recuperar a antiga unidade.

E, depois de reconstruído e requalificado, o FDO resolveu o seu problema de exploração passando o equipamento ao Sana Hotels. O quatro estrelas inaugurou em Junho e, de certa forma, devolveu o Lisbonense à cidade: de dia ou de noite, a esplanada que acompanha toda a frente do hotel, o restaurante e o bar interior, que partilham o nome Lisbonense, enchem-se de caldenses, concedendo vida ao hotel que retribui ao marcar o centro com ainda mais vida.

"A população [das Caldas da Rainha] estava expectante", conta Sofia Nogueira, gerente do novel Sana Silver Coast. Tanto que a esplanada, de cariz romântico e servida pelo Café Lisbonense, comunga o mesmo passeio por onde dezenas de transeuntes se passeiam, separados apenas por uma vedação em ferro.

Entre apontamentos verdes e floridos, na esplanada, perfumada pelas acácias que habitam o jardim do outro lado da rua, alguns turistas, grupos de jovens amigos e famílias com crianças ocupam as mesas e cadeiras de jardim em verga escurecida ou os sofás de palhinha branca cujo conforto é garantido por almofadões roxos. Alguns chegam cedo e vão arrastando a leitura dos jornais manhã fora; outros vêm tarde e ficam em conversas animadas noite dentro. Seja de que forma for, é comum ter sempre gente a passear-se pelas áreas comuns do hotel, confirmando que o Sana Silver Coast não é apenas um abrigo para ficar, é uma grande casa para estar.

Tem sido assim desde o primeiro dia: chegam ao hotel tantos visitantes quantos hóspedes. E, se é verdade que hoje vêm para usufruir dos serviços e espaços abertos à comunidade - para já apenas bar, restaurante e esplanada, estando para breve a abertura de um centro de bem-estar com ginásio, sauna, banho turco e salas de tratamentos -, muitos dos que chegam de visita ainda têm por objectivo reviver momentos passados no Lisbonense ou apreciar a recuperação do espaço hoteleiro, mas entre os hóspedes também há muitos saudosistas. "Já tivemos quem marcasse um quarto para os pais porque tinha sido no Lisbonense que tinham passado a lua-de-mel e queriam fazer-lhes uma surpresa", conta-nos Sofia Nogueira, acrescentando que este é apenas um exemplo de muitos casos semelhantes.

Nome
Sana Silver Coast Hotel
Local
Caldas da Rainha, Santo Onofre, Av. Dom Manuel Figueira Freire da Câmara
Telefone
262000600
Website
http://www.silvercoast.sanahotels.com/pt
--%>