Fugas - hotéis

  • Paulo Pimenta
  • Paulo Pimenta
  • Paulo Pimenta
  • Paulo Pimenta
  • Imagem geral do hotel
    Imagem geral do hotel DR/Eurostars

Continuação: página 3 de 3

No Douro, um hotel que é uma paisagem

São obras de arte funcionais, chamemos-lhes assim, as que fazem a decoração ("à qual faltam pormenores", sublinham os responsáveis) do hotel que até dá ares de museu de arte moderna. Serralves está na nossa cabeça quando percorremos as rampas que ligam o rés-do-chão ao primeiro andar e vemos a sinalética na parede: para trás ficou a recepção, o bar e a sala de televisão, tudo em espaço amplo com a decoração minimalista que é quem mais ordena entre estas paredes imaculadamente brancas - o único elemento (propositadamente) dissonante nessa área é um moderno sofá em vários tons de azul que é como uma evocação de ondas e se desdobra em curvas, "como as do rio".

Nos primeiro e segundo andares andamos quase sempre entre os espaços comuns hotel (spa, "sala" de bilhar, sala multiusos que hoje é de estar, salas de reuniões, biblioteca, restaurante), com todos os olhares a convergirem inevitavelmente para o rio, em transparências constantes, recantos inesperados para desfrutar mais pausadamente da paisagem e pormenores inesperados como uma pequena ponte envidraçada a unir dois blocos. As transparências entram nos quartos, ou não tivessem estes uma parede inteiramente de vidro, com "varanda" encaixada a um canto. O nosso quarto - simples com vista de rio, no quarto piso - tem a cama voltada para fora e um sofá aos seus pés para visão mais panorâmica (na cabeceira fica a secretária).

Se percorremos os socalcos deste hotel por dentro, também o podemos fazer por fora, entre patamares de jardins (com carqueja, rosmaninho, menta...), muros de xisto e paredes iguais que nos fazem pensar que estamos a percorrer os caminhos de uma aldeia. Em frente ao restaurante, todo ele luz e com uma cozinha regional e internacional (recomendamos o entrecôte arouquês), e estamos no piso dois, um terraço recebe esplanada e lounge de confortáveis sofás - e a dois passos a piscina, vedada, promete delícias estivais. É uma infinity pool que se despenha na paisagem e nos transporta para dentro dela. E essa virtude não é de somenos.

Nome
Hotel Eurostars Rio Douro
Local
Castelo de Paiva, Raiva, EN 222 km 41 - Castelo de Paiva
Telefone
255690160
Website
http://www.hoteleurostarsriodouro.com
--%>