Fugas - hotéis

  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR

Continuação: página 3 de 4

O luxo também mora na serra

Há também uma área reservada aos Serra da Estrela, onde até se criaram espaços especiais que permitem respeitar as rivalidades caninas, atribuídas a disputas de liderança.

Ao percorrer a Madre de Água percebemos que o induzimos em erro - na realidade, a propriedade do casal Perfeito não é composta por uma quinta, mas sim por quatro quintas que têm vindo a ser adquiridas ao longo dos anos. A última, com 25 mil hectares, tem várias casas antigas, que a família pretende recuperar e já se vislumbra a hipótese de um novo hotel, neste caso de charme. Também já se equacionam novas aquisições para tornar a propriedade maior.

No fim de tudo, há algo que temos dificuldade em transformar em palavras. Mais do que a simpatia de todos (alguns ainda pouco experientes nas lides de um atendimento de luxo com poucos meses de vida) sentimo-nos afortunados por termos partilhado desta paixão. Não conhecemos os donos, mas nos funcionários transborda o gosto e a genuinidade por este projecto de desenvolvimento rural. Do investimento de alguns milhares de euros não se pretendem lucros milionários. Quer-se apenas um projecto sustentável que dê forma a um sonho de família. Transformado agora em realidade.

__

Como ir
De Lisboa: Pode optar pela A1 ou a A23. Se escolher a primeira, saia em Coimbra Norte. Entre no IP3 e continue até à saída do IC12 Nelas/Mangualde. À entrada de Nelas apanha a EN231 até Seia, na rotunda corte à esquerda pela EN17 até Gouveia. Se escolher ir pela A23 vá até à Guarda e aí entre na A25, sentido Viseu. Saia para Celorico da Beira e siga pela EN17 na direcção de Gouveia.

Do Porto: Siga pela A1 até perto de Aveiro, onde vai apanhar a A25. Continue nesta auto-estrada no sentido de Viseu/Guarda. Saia em Mangualde, passe pelo centro e vá até Gouveia pela EN232.

O que fazer
Nos mais de 60 hectares da propriedade há uma exploração vitivinícola, um rebanho de 250 ovelhas e umas dezenas de cabras, três éguas lusitanas e vários cães Serra da Estrela. Por isso, há muito a explorar só dentro de muros. A quinta oferece ainda uma piscina exterior, obviamente difícil de testar nesta altura do ano. Está-se a uns minutos do Parque Natural da Serra da Estrela e a pouco mais de meia hora da Torre.

Onde comer
No hotel, o chef Valdir Lubave oferece uma cozinha sofisticada que privilegia os sabores da região. Destaque para as carnes e enchidos da serra e para o genuíno queijo da Estrela, produzido com o leite e a chancela da Madre de Água. O menu da Páscoa, por exemplo, incluiu presa de porco preto e tranches de salmão na grelha com ervas aromáticas. De sobremesa, cheesecake de requeijão e frutos vermelhos, entre uma oferta muito mais variada.

Preços
Semana: quarto duplo clássico a 120 euros e suite (para dois adultos e duas crianças) a 180. Fim-de-semana: quarto clássico a 130 euros e suite a 200. Em Agosto, estadia mínima de duas noites e de três na Páscoa, no Carnaval e no fim de ano. A oferta completa-se com um apartamento de dois quartos, que custa entre 200 e 250 euros, e um estúdio para duas pessoas cujo preço varia entre os 150 e os 210 euros.

Nome
Hotel Rural Madre de Água
Local
Gouveia, Vinhó, Quinta Madre de Água, Vinhó
Telefone
238490500
Website
http://madredeaguahotelrural.pt
--%>