Fugas - hotéis

  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR

O luxo também mora na serra

Por Mariana Oliveira ,

Um hotel rural, um restaurante, além de produção de vinho e de queijo da Serra da Estrela. É o novo Hotel Rural Madre de Água, junto à aldeia de Vinhó, município de Gouveia, a cerca de 20km da Torre.

 

Estamos no campo, a cinco minutos de Gouveia e às portas do Parque Natural da Serra da Estrela. Na propriedade, com mais de 60 hectares, há centenas de ovelhas e cabras, três cavalos e dezenas de cães Serra da Estrela. Integrado numa zona rural, o Madre de Água merece bem as quatro estrelas que lhe atribuíram.

O Madre de Água é um hotel de quatro estrelas e parece-nos indiscutível que as merece bem. Contudo, dizer isso pouco ou nada exprime do que aqui se pode encontrar. A cinco minutos de Gouveia e às portas do Parque Natural da Serra da Estrela, esta unidade proporciona experiências invulgares para um hotel de luxo. E se lhe ensinassem a ordenhar ovelhas?

A tarefa não é para todas as mãos, mas está ao alcance de todos. Basicamente de quem se quiser aventurar. O desafio foi-nos proposto e não o poderíamos declinar. Afinal, estamos num hotel rural onde o lema é participar nas tarefas da quinta. No rescaldo da experiência, constatámos que a tarefa é bastante mais difícil do que parece ser para Jorge Lima, o responsável pela parte agrícola da propriedade. Com algum esforço, superámos a prova.

Enquanto nos familiarizamos com os pormenores da ordenha, a maior parte do grupo delicia-se com quatro cachorrinhos Serra da Estrela, com apenas alguns meses de vida. A mãe acompanha de perto as brincadeiras, mas o seu porte é suficiente para nos intimidar. Para isso contribuem também os outros Serra, que nos rondam. No final, há que sublinhar que a experiência mostrou que o receio era infundado. Os cães mostraram-se extremamente carinhosos com todos, especialmente com as crianças.

Mas desengane-se quem pensa que os cães aqui são animais domésticos. Os Serra da Estrela são trabalhadores incansáveis e dedicados. São cães pastores e Jorge Lima não se cansa de repetir que se deixar as ovelhas uns meses na serra eles lá ficarão para as proteger. "Sem nunca lhes tocarem", realça o responsável de 48 anos. Há um par de anos, Jorge Lima trocou a azáfama de Lisboa pela tranquilidade da serra que o viu nascer e hoje gere os mais de 60 hectares de Luís e Lurdes Perfeito. Aqui produz-se, entre outras coisas, vinho, azeite e queijo da serra.

O queijo ainda não é feito entre muros, mas este mês arrancam as obras para a queijaria e para o ovil, que devem ficar prontos no início do próximo ano. Mesmo assim, já se faz queijo com a chancela Madre de Água a partir do leite das 250 ovelhas bordaleiras da quinta, a raça que dá o leite que permite produzir o serra verdadeiro. Ovelhas de luxo, brinca Jorge Lima, que explica que todos os dias o rebanho sai para pastar. Chamamos-lhe verdadeiro porque tem direito a certificação, um selo de qualidade que obviamente se reflecte no preço (que ronda os 25 euros o quilo).

Fomos ao encontro das ovelhas numa propriedade de Jorge Lima, a uns quilómetros do hotel rural. Depois da visita aos borregos e aos cabritinhos seguimos para a quinta. Pelos habituais caminhos... de cabras. Literalmente: todas as semanas passam por aqui centenas de ovelhas e cabras vigiadas pelos seus guardiões, num percurso delineado pelo pastor de serviço.

Nome
Hotel Rural Madre de Água
Local
Gouveia, Vinhó, Quinta Madre de Água, Vinhó
Telefone
238490500
Website
http://madredeaguahotelrural.pt
--%>