A Fugas esteve alojada a convite da Casa da Amendoeira
_________________________________
A casa só tem quatro quartos, cada um dedicado a um diferente género musical: Fado, Bossa Nova, Flamenco e Blues. Além da banda sonora associada ao tema que está instalado em cada um dos quartos, estes têm também cores diferentes. Lilás e roxo no Fado, azul no Blues, amarelo no Flamenco e pastel no Bossa Nova (o mais pequeno de todos, apesar de ser também duplo). Os preços, para a época actual, variam entre os 70 euros (de domingo a sexta-feira, no Bossa Nova) e os 180 euros (fins-de-semana no quarto Blues). Três dos quartos ficam num piso inferior em relação ao hall e sala de jantar, mas que são acessíveis para cadeiras de rodas. O quarto Blues fica num piso superior, ao nível da sala de estar. Há camas extra que podem ser instaladas, a pedido. Os preços incluem pequeno-almoço, mas não outro tipo de refeições. Caso queiram usufruir da refeição “ligeira” confeccionada na Amendoeira, terá de a encomendar previamente e o custo é de 12,50 euros por pessoa.
Como ir
A Casa da Amendoeira fica situada na aldeia histórica de Castelo Rodrigo, a cerca de 3h30 de distância de Lisboa e a 2h30 do Porto. Da capital, siga pela A1 em direcção à A23 (direcção Abrantes/Castelo Branco/Torres Novas) e a A25. Daqui, siga pela saída 33, para a N332, em direcção a Guarda/Almeida e, depois, siga as indicações para Castelo Rodrigo. Do Porto, siga pela A1 até à A25 (direcção Viseu/Guarda). Saia no IP2 e depois tome a estrada N226, para Pinhel, antes de convergir com a bonita mas acidentada e cheia de curvas N221. Siga depois as placas para Castelo Rodrigo. Aí, a Casa da Amendoeira está muito bem assinalada e, sim, não tenha dúvidas – pode mesmo entrar com o carro dentro das muralhas e estacionar no largo ao lado da habitação.
O que fazer
É proibido sair de Castelo Rodrigo sem caminhar pelas suas ruas antigas empedradas, visitar as poucas lojas com produtos artesanais, tirar uma fotografia ao pelourinho manuelino e espreitar a vista das muralhas. Mas há muito mais para fazer por ali. A aldeia histórica de Almeida fica a uns breves 20 minutos (menos de 22 quilómetros) e Barca de Alva alcança-se ao fim de 23 quilómetros. Também não deve perder um passeio pela reserva da Faia Brava, aos pés do rio Côa e repleta de velhos sobreiros, cavalos e gado selvagem, grifos e muitas outras aves. A Associação Transumância e Natureza (www.atnatureza.org) tem muitas propostas pré-definidas, mas também organiza passeios à medida dos desejos dos visitantes. Também à distância de um curto passeio (são apenas 38 quilómetros) estão as gravuras do Parque Arqueológico do Vale do Côa. Por recomendação da Casa da Amendoeira, fizemos uma visita nocturna às gravuras do núcleo de Penascosa e, sim, à noite e com o auxílio de iluminação artificial transportada pelo guia, as gravuras vêem-se muito bem e ganham outro encanto.
- Nome
- Casa da Amendoeira
- Local
- Figueira de Castelo Rodrigo, Castelo Rodrigo, Rua do Relógio, 2
- Telefone
- 271313053
- Website
- http://www.casadaamendoeira.pt/