Fugas - hotéis

  • Casa da Amendoeira
    Casa da Amendoeira
  • Casa da Amendoeira
    Casa da Amendoeira
  • Casa da Amendoeira
    Casa da Amendoeira
  • Casa da Amendoeira
    Casa da Amendoeira
  • Casa da Amendoeira
    Casa da Amendoeira
  • Casa da Amendoeira, quarto Blues
    Casa da Amendoeira, quarto Blues
  • Casa da Amendoeira, quarto Bossa Nova
    Casa da Amendoeira, quarto Bossa Nova
  • Casa da Amendoeira, quarto Fado
    Casa da Amendoeira, quarto Fado
  • Casa da Amendoeira, quarto Flamenco
    Casa da Amendoeira, quarto Flamenco
  • Casa da Amendoeira
    Casa da Amendoeira
  • Casa da Amendoeira
    Casa da Amendoeira
  • Casa da Amendoeira - envolvente
    Casa da Amendoeira - envolvente

Silêncio, aqui há Fado, Blues, Bossa Nova e Flamenco

Por Patrícia Carvalho ,

Nasceu de uma ruína, na aldeia histórica de Castelo Rodrigo, sem saber ainda que seria um espaço de turismo. Por isso, tem cheiro e cores de casa de família e essa é uma das razões por que é tão acolhedora.

Há uma tarte de amoras na mesa. E na mesa uma toalha de renda. E a sorrir-nos junto à tarte de amoras está Madalena, a fazer-nos crescer água na boca: “Eu e o Alberto fomos apanhar as amoras esta manhã, para fazer a tarte.” Ainda há pouco almoçamos, mas vamos voltar a sair daqui a nada e o convite de Madalena para que provemos o doce já é irresistível. A tarte ainda está morna, as amoras são uma delícia e nós já nos esquecemos que somos hóspedes de uma casa de turismo rural. Já somos amigos, já somos da família. Já estamos com pena de só irmos dormir uma noite na Casa da Amendoeira, em Castelo Rodrigo.

E ainda nem vimos a casa, o que há-de ser feito a seguir, e só fará crescer o sentimento de aconchego. O hall e a sala de jantar, onde, além da tarte de amoras, estão jarros com limonada e chá frio de limonete, à espera de quem chega, são o centro onde vamos sempre parar, antes de rumarmos a um dos quatro quartos que Madalena e Alberto Malta decoraram com cores diferentes e aos quais deram os nomes de quatro géneros musicais: Fado, Bossa Nova, Flamenco e Blues. Instalamo-nos no primeiro, ao fim de um curto lanço de escadas. Não temos muito tempo (Madalena e Alberto prepararam um programa de visitas que nos obriga a sair dali a nada), mas o tempo de pousar as coisas chega para vermos o conforto que imana do quarto em que o branco impera, pontuado por lilás e roxo. E não saímos sem que Madalena rode o botão que liberta, de um momento para o outro, as vozes de Amália, Carlos do Carmo ou Camané.

Temos de ir, mas estamos desejosos por voltar. Para o quarto, para a sala de jantar com a mesa e cadeiras brancas e as suas toalhas de renda, para a sala de estar com instrumentos musicais, onde sobressai um piano que, infelizmente, não sabemos tocar. Vamos ali e já voltamos, que esta casa, sem grandes espaços exteriores nem piscinas ou spas, já nos prendeu.

Madalena, 60 anos, e Alberto, 63, são de Santa Maria da Feira. Ainda trabalham em áreas que nada têm a ver com o turismo, mas uma visita à aldeia histórica de Castelo Rodrigo havia de lhes trocar as voltas ao dia-a-dia. Repararam naquela ruína, junto ao largo fronteiro ao que resto do castelo medieval e sentiram-se agarrados a ela. Compraram-na e restauraram-na, ainda sem fim definido, garante Alberto. A ideia de a transformar num projecto turístico havia de vir depois. E talvez seja por isso que a Casa da Amendoeira parece uma casa de família e não um espaço de turismo. 

Os pormenores que a transformaram num espaço para partilhar – como a temática da música que dá nome aos quartos – foi uma tarefa feita a dois. “A decoração é mais minha e a ideia da música foi do Alberto, mas teve de ser tudo aprovado pelos dois. Cá em casa isto é uma democracia”, diz Madalena, sorridente. Assim, a dois, a casa encheu-se de fotografias, louças antigas, um piano e guitarras, mesas baixas, jarros e pratos de amêndoas doces artesanais feitas ali mesmo, que estão espalhados pelas áreas comuns e são uma tentação. Há poucos meses, uma das paredes do hall coloriu-se com uma tapeçaria em lã de ovelha, com o céu em vários tons de azul e papoilas vermelhas a bailar num mar de verde, que os donos da casa encomendaram a uma artesã que se hospedou ali.

Nome
Casa da Amendoeira
Local
Figueira de Castelo Rodrigo, Castelo Rodrigo, Rua do Relógio, 2
Telefone
271313053
Website
http://www.casadaamendoeira.pt/
--%>