A primeira coisa que é preciso ter quando se dorme num hotel que ainda nem abriu é uma certa dose de fair play. Mesmo que a marca dê garantias, é natural que um ou outro aspecto da equipa, das instalações ou do serviço ainda necessitem de afinação. No fundo é como acompanhar a preparação de uma equipa de futebol em pré-época. É preciso dar algum desconto.
Não é por acaso que a comparação é esta, uma vez que o hotel de que se fala é o Pestana CR7, que abriu no início de Julho, no Funchal, Madeira. O nome não deixa muita margem para dúvidas: o grupo Pestana, liderado pelo madeirense Dionísio Pestana, e o “capitão” da selecção portuguesa de futebol, Cristiano Ronaldo, que costuma jogar com o número sete às costas, uniram vontades e juntaram dinheiro e decidiram investir em quatro unidades hoteleiras, para um segmento de clientes que é um desafio para o primeiro e o ambiente do costume do segundo.
Um hóspede habitual de uma unidade deste grupo percebe logo à entrada que o Pestana CR7 é diferente de outros hotéis desta marca, que já geria três submarcas diferentes (Pestana Hotels & Resorts, Pestana Collection e Pestana Pousadas de Portugal). Esqueçam o lobby ou átrio de entrada, o grande balcão da recepção, as placas a indicar como se vai para os quartos, para o restaurante ou bar. Aqui é-se recebido num imenso lounge que tem uma recepção minúscula do lado esquerdo, o balcão do bar e a cozinha do restaurante do lado direito, umas escadas cor de laranja que dão acesso ao primeiro e único piso com quartos e à esplanada. “Fizemos exactamente o contrário do que é habitual”, diz-nos o presidente do grupo, Dionísio Pestana. “Abandonámos a ideia do lobby, isto é um ponto de encontro”, prossegue, acrescentando que estando apostado em atrair a geração Y, ou os chamado millenials, o que se pretendeu fazer aqui foi criar “um ponto de encontro”, um espaço onde se transmita “energia às pessoas através do serviço prestado”.
Não é, aliás, por acaso, que o balcão de recepção — concebido pelo atelier Cristina Matos e que guarda uma peça escultórica em forma de troféu, da autoria de Vasco Futscher — tem espaço para apenas um funcionário: como o check in é expedito, não precisa de mais; e quem gere o hotel promete simplificar ainda mais, em breve, o processo de registo, com o lançamento de uma aplicação para smartphones que permitirá fazer o registo online, bem como desmaterializar a própria forma de acesso aos quartos, controlando por telemóvel a abertura da porta, por exemplo.
Aliás, se há algo que demonstra que há uma nova marca Pestana a pensar numa nova geração de clientes é precisamente o omnipresente convite que a casa faz aos hóspedes para que se mantenham online, através do wifi gratuito em todos os espaços, e a possibilidade de cada um conectar os aparelhos ao sistema de TV e Audio disponíveis em todos os quartos. “Queremos refrescar a nossa marca, estamos a abrir portas e esta associação com o Cristiano Ronaldo vai funcionar como porta de acesso de um novo segmento ao nosso universo”, declara Dionísio.
- Nome
- Pestana CR7 Funchal
- Local
- Funchal, Sé, Avenida Sá Carneiro / Praça do Mar
- Telefone
- 291 140 480
- Website
- www.pestanacr7.com