Há lugares que têm tanto de simples como de mágico e o Parque das Termas da Curia é um bom exemplo. São 14 hectares repletos de árvores, jardins, fontes e um lago artificial, que adornam um conjunto de edifícios marcados pela arquitectura Arte Nova e Belle Époque. Uma paisagem digna de ser transposta para uma tela. Se fosse obrigatório definir este recanto com apenas uma palavra, a escolha não seria muito difícil: romântico.
Pode parecer exagero, mas a verdade é que este parque é especial e merece uma visita. Ou, melhor ainda, pode fazer como a Fugas e aceitar o convite para pernoitar no seu interior, mais concretamente no Hotel das Termas da Curia, com direito a usufruir do spa, ginásio e piscinas da estância termal. E caminhar ou pedalar ao longo do parque e das ruas desta pequena localidade da região da Bairrada, na qual, como não podia deixar de ser, há muitas iguarias para provar e chorar por mais – já lá iremos, um pouco mais à frente.
Nesta unidade hoteleira de três estrelas, cujos quartos têm vindo a ser renovados, há muito para fazer numa escapada de dois ou três dias, com propostas para quase todos os gostos e idades. Desengane-se: um fim-de-semana numa estância termal não é um programa para seniores. A única regra que, de forma natural, se sentirá obrigado a seguir à risca é a de relaxar e aproveitar para respirar a plenos pulmões nesta pequena mancha verde do concelho de Anadia. Tanto mais porque quase nem sentirá necessidade de sair do hotel para o conseguir. Especialmente se tiver a sorte de fazer coincidir a sua escapada com uns dias soalheiros, conseguindo aproveitar a bonita esplanada montada à porta da entrada do hotel – na qual irá render-se à sombra das árvores seculares ali plantadas -, bem como a sua piscina exterior.
No interior do hotel, instalado num edifício com linhas clássicas e charmosas, também encontrará todo o conforto e comodidades para cumprir a “missão relaxar”. Começando desde logo pelos quartos (standard, júnior suite ou suite), que surpreendem pela generosidade de espaço – e por falar em tamanhos grandes, adorámos a ideia de nos terem reservado um quarto com uma cama kingsize. Com uma decoração sóbria, que junta algumas peças de mobiliário antigo com elementos mais modernos, têm essa grande vantagem de estarem virados para a paisagem do parque - o mais normal é que mal entre no quarto se sinta impelido a abrir as enormes janelas, deixando que o ar puro invada o espaço interior. Os quartos de banho mantêm a tónica da simplicidade, sob a dominância dos tons claros, e estão todos equipados com banheira e secador de cabelo.
Navegar a pedais
Fica a confissão: atendendo a que a nossa estadia no Hotel das Termas da Curia aconteceu num desses últimos (e saudosos) fins-de-semana de Verão, a prioridade passou por sair para fora de portas e deixar o programa de massagens no spa para depois. Metemos pernas ao caminho – para os amantes das duas rodas, há a possibilidade de recorrer ao serviço de aluguer gratuito de bicicletas disponível no hotel – e fomos calcorrear os trilhos do parque que, definitivamente, ainda é um espaço de eleição para os passeios de fim-de-semana em família. Crianças e jovens, acompanhados dos pais e dos avós, passeiam e brincam junto aos jardins, e protagonizam o fantástico vaivém de “gaivotas” (pequenas embarcações para duas pessoas, movidas a pedais) ao longo das águas do lago artificial, numa brincadeira pegada que é vigiada de perto pelos patos que habitam naquele local.
- Nome
- Hotel das Termas da Curia
- Local
- Anadia, Tamengos, Hotel das Termas da Curia - Parque Curia
- Telefone
- 231 519 800
- Website
- www.hoteldastermas-curia.com