Fugas - hotéis

  • Enric Vives-Rubio

Dentro de um closet de luxo

Por Margarida David Cardoso ,

Rita e Romeu Martins queriam ter sempre a casa cheia. Ela é apaixonada por moda, ele sonhava viver num hotel. Abriram uma guest house dedicada à alta-costura e ficaram ambos contentes. Bem-vindos à RM onde cada quarto é um caso.

Amarelo. Um candeeiro de tecto grande, com linhas direitas, recto. Uma moldura a enquadrar a parede. E uma porca de porcelana — o primeiro objecto amarelo a ser escolhido, ditando a tendência. Tudo o resto é preto. Depois de subirmos as escadas de madeira para o andar da RM Guest House - The Experience encontramos um hall assim, de uma casa que quer os hóspedes como amigos convidados.

Rita e Romeu Martins queriam ter sempre a casa cheia. Ela, gestora de 37 anos, aficionada por moda. Ele, arquitecto, com 45, que sonhava viver num hotel. Esta é a concretização do sonho de ambos: uma guest house dedicada à alta-costura. Marido e mulher começaram a planear a abertura do espaço no início do ano passado. Daí à abertura foram seis meses. Um piscar de olhos.

Cada quarto é um caso. Há cinco suítes e duas master suítes, cada uma dedicada a uma diferente marca de luxo. No quarto com tons vermelhos e de um verde escuro, estamos em território da Gucci; como no quarto em tons de laranja nos vemos no universo Hermès. A Roberto Suite tem padrões de pele de animais como se os vestidos de Roberto Cavalli fossem a tela deste espaço. A Designer Shoes Master Suite é inspirada em sapatos de salto alto, a suíte No 5 é 100% Chanel e a Angels Master Suite tem dedicatória a Victoria Secret.

Tudo foi desenhado por Romeu, inspirado no armário de Rita. Foi de lá que saíram peças da Gucci, caixas da Louis Vuitton ou as malas de Birkin Hermès. Hoje, são parte da decoração.

Percorremos o corredor atapetado e o conforto é palpável. Sob o soalho de madeira do século XX, os passos são silenciosos e a casa parecer viver de uma calma alheia. Ao fundo, a sala de estar é um espaço para todos. Há sofás e almofadas da Chanel, uma cadeira suspensa e um manequim. Logo à entrada, um honesty bar, uma espécie de minibar onde pode consumir e pagar a conta no local — a honestidade dos clientes é o cobrador.

Rita e Romeu queriam ser diferentes em Setúbal. “Há vários hotéis, há pousadas. Mas uma guest house com identidade tão própria, não, somos os primeiros.” Nisto da identidade, põem as mãos no fogo: tudo nesta casa foi escolhido meticulosamente. Houve um dia em que deram por si deitados num colchão, no meio de uma loja. Perderam a conta ao número de colchões que experimentaram. “Tudo tinha que ser perfeito.” Hoje acreditam estar perto dessa perfeição: com toalhas de 500 gramas e 100% algodão, e lençóis produzidos pelos portugueses da Lameirinho. Há almofadas com três enchimentos diferentes, para todos os tipos de sono.

“Receber bem implica receber com as melhores coisas”, diz Romeu. “Como em casa”, completa Rita. Todos os quartos têm televisão, máquina de café, uma bebida de boas-vindas e água — não uma qualquer. Aqui, para além da qualidade, havia um factor extra: a estética. Só as garrafas da Acqua Armani completavam a moldura.

Dia de maré vaza

Não sabemos se é a serra que dá este efeito, mas Setúbal parece silenciosa — no bom sentido. Calma, mas com vida. Movimentada, sem agitação. Com noites quentes e iluminadas, sem que as luzes ofusquem qualquer tranquilidade.

Nome
RM Guest House - The Experience
Local
Setúbal, Setúbal, Avenida Luisa Todi, 59
Telefone
265 400 119
Website
http://rmguesthouse.pt/
--%>