O êxito imediato surpreendeu os promotores do projecto, que registou uma enchente logo no primeiro dia. Nas décadas seguintes, a Espiral foi crescendo, ampliando a sua área com novos espaços de snack, centro de terapias, ginásio e sala de conferências, as duas últimas reconvertidas actualmente numa loja de produtos esotéricos. Hoje, são 18 as pessoas que asseguram o funcionamento quotidiano da Espiral, onde nasceram outras organizações afins, como a Agrobio (associação de agricultura biológica), a organização ecologista Amigos da Terra e a Escola de Medicina Tradicional Chinesa.
Uma boa parte do êxito assenta na diversificação da oferta alimentar. "A Espiral é basicamente um restaurante macrobiótico, mas depois soube abrir-se a outras soluções, sendo o primeiro do seu género a oferecer um prato de peixe na ementa", explica Manuel Valvendos.
Servindo uma média de 200 refeições por dia, sobretudo ao almoço, a Espiral alargou a sua clientela a sectores "menos militantes e que nem sequer são vegetarianos, mas que procuram fazer uma alimentação mais rica em vegetais e cereais integrais" - ao fim-de-semana é muito forte a afluência de famílias e jovens, por exemplo.
Segundo aquele responsável, a variedade e qualidade dos menus são os principais argumentos da Espiral, que contratou há pouco dois novos cozinheiros. Foi o primeiro passo de uma estratégia de relançamento do projecto, que quer responder à crise (e a consequente quebra de consumo) com a reconversão do actual modelo de funcionamento, substituindo o self-service por buff et ou serviço à mesa.
(Julho 2010)
- Nome
- Espiral
- Local
- Lisboa, Lisboa, Praça da Ilha do Faial, 14A/B
- Telefone
- 213553994
- Horarios
- Segunda a Sábado das 12:00 às 23:30
Domingo das 12:00 às 18:00
- Website
- http://www.espiral.pt
- Preço
- 10€
- Cozinha
- Vegetariana