Fugas - restaurantes e bares

Paulo Pimenta

Os clientes já são da família

Por Ana Maria Henriques ,

O Nakité é o restaurante exclusivamente vegetariano há mais tempo em funcionamento na cidade do Porto, localizado na típica Rua do Breiner. As portas abriram pela primeira vez em Novembro de 2001 e, de acordo com a proprietária, Anabela Vidal, o objectivo último deste espaço é a preservação da vida, mostrando às pessoas que "podem alimentar-se devidamente sem o recurso à carne ou ao peixe".
Ainda assim, a também chefe de cozinha ressalva que "não é fundamentalista": mesmo que no Nakité nunca tenham sido servidos pratos tradicionais, muitos dos clientes não são vegetarianos.

Conhecido pela francesinha vegetariana - que atrai muitos turistas -, este restaurante oferece diariamente outras soluções para uma refeição saudável, apresentando como elementos fixos da ementa vários tipos de cogumelos salteados ou miscelânea de espargos e cogumelos em cama de polenta. E para aqueles que preferem pratos tradicionais, o Nakité sugere variações de receitas normalmente confeccionadas com carne ou peixe: é o caso das caldeiradas, das moquecas, dos chilis e do caril, à base de tofu ou seitan.

O público do Nakité é "muito heterogéneo", destacando-se, no Verão, os turistas em busca de opções vegetarianas, em especial de origem australiana e norteamericana. A lasanha de espinafres continua a ser dos pratos com mais saída mas, ao nível das sobremesas, o crumble de maçã parece destroná-la. Todos os pratos são de origem caseira, com destaque para os gelados de frutas, tão apetecíveis nesta época do ano. A agricultura biológica é uma aposta, apesar de, em certas alturas, ser "difícil a nível económico".

A oferta deste restaurante não se esgota nas refeições. Mensalmente realizam-se workshops de cozinha vegetariana e o espaço está "sempre aberto para exposições ou para música", garante Anabela. No entanto, se a disposição passar por comer em casa, o Nakité disponibiliza serviço de take-away e, graças à parceria com o site Comer em Casa, também é possível encomendar pelo telefone e esperar que a campainha toque.

Anabela Vidal esteve ligada ao primeiro restaurante vegetariano do Porto, a Pirâmide, que encerrou há 15 anos. Hoje é chefe de cozinha de primeira categoria e tem como meta futura transformar o Nakité num restaurante-escola, projecto para o qual é necessária uma intervenção a fundo no espaço. A longo prazo, a intervenção social através da cozinha vegetariana é um objectivo desta vegetariana convicta que já conhece alguns dos clientes pelo nome e os considera uma "família de nove anos".

Nome
Nakité
Local
Porto, Cedofeita, Rua do Breiner, 396
Telefone
226002536
Horarios
Segunda a Sábado das 12:00 às 23:00
Website
http://www.nakite.wordpress.com
Preço
12€
Cozinha
Vegetariana
Espaço para fumadores
Não
--%>