Fugas - restaurantes e bares

  • Bárbara Raquel Moreira
  • Bárbara Raquel Moreira
  • Bárbara Raquel Moreira
  • Bárbara Raquel Moreira
  • Bárbara Raquel Moreira
  • Bárbara Raquel Moreira

Continuação: página 2 de 2

O capão e as outras comidas genuínas da Cozinha da Terra

O recheio é preparado com as miudezas do próprio galináceo, vitela e fumeiro, num leve refogado temperado com cebola, alho, louro e alecrim. E há ainda que ser bem atestado para que a pele não venha depois ceder e a estalar com a assadura. Para isso, é também depois barrado com uma papa de cebola, alho, salsa, malagueta e pimentão doce com vinho branco e vai ao forno envolvido numa folha de alumínio. “É como se fosse assado ao vapor. A pele fica porosa e vai absorvendo o tempero, que mantém a carnes macias e suculentas”, explica Teresa Ruão, acrescentando que há que ter também cuidado para que na primeira hora o bicho fique com o peito para baixo, de modo a reter o máximo de humidade. Ainda para contrariar a secura, é também colocado dentro do forno um tacho com água que vai mantendo alguma humidade através da evaporação.

Só depois da última volta é que o animal é despido da folha de alumínio, de modo a que a pele fique tostada e crocante e liberte toda a gordura para o molho, que é coado antes de ir à mesa.

Das finas e suculentas fatias de peito, aos nacos de coxa e pele crocante, tudo tem um sabor único - do forno a lenha e da arte culinária, mas também de ingredientes naturais e genuínos que são, afinal, o maior segredo da verdadeira cozinha da terra.

O capão é, por tradição, um produto de temporada mas que bem pode também ser degustado em qualquer altura, desde que previamente encomendado. Para além dos pitéus de temporada, na Cozinha da Terra há também um arroz de pato já distinguido com vários prémios, bacalhaus, cabrito e vitela, tudo com a mesma chancela do forno a lenha e as receitas da tradição.

O mesmo saber e carinho nos doces e sobremesas, que vão da tarte folhada de maçã com nata e canela ao pudim da avó e pão-de-ló húmido. Tudo, claro, de confecção caseira. Nos tempos mais recentes, o destaque vai para um bolo de noz que acompanha com um gelado e doce de ovos, que parece mesmo irresistível.

Nome
Cozinha da Terra
Local
Paredes, Louredo, Largo da Herdade, 8 (Casa de Louredo)
Telefone
255780900
Horarios
Terça a Domingo das 12:30 às 15:00
Sexta-feira e Sábado das 12:30 às 15:00 e das 19:30 às 22:00
Website
http://www.cozinhadaterra.com/
Preço
40€
Cozinha
Trad. Portuguesa
--%>