Fugas - restaurantes e bares

DR

Panorama

Por David Lopes Ramos ,

O Panorama é o irmão mais novo do famosíssimo Porto de Santa Maria e fica em frente, do outro lado da Estrada do Guincho. Das suas janelas rasgadas avista-se bem o farroncador e muito oxigenado mar do Guincho. A exemplo do que sucede com o Porto de Santa Maria, e a preços ligeiramente mais em conta, o essencial e melhor da ementa de o Panorama é a oferta de mariscos e peixes frescos.

Por exemplo, as gambas frescas da nossa costa, que chegam à mesa mornas da cozedura ao momento (como sempre deveria suceder com o marisco, coisa que rarissimamente acontece) e temperadas com sal grosso, os suculentos percebes, as gordas ostras, as cristianíssimas amêijoas.

No Panorama, como entradas, servem sempre uns bons bolinhos de bacalhau ou uns rissóis de camarão saborosos e, às vezes, uma bem conseguida salada de feijão frade com pedacinhos de gambas e tamboril.

Do painel de peixes para cozinhar no sal ou dentro de um invólucro de massa de pão de trigo escolheu-se, em almoço recente, um belo robalo. Ao fim dos indispensáveis 40 minutos de espera, chegou à mesa, envolvido na crosta dourada do pão bem cozido, o robalo, senhor de todos os seus bons aromas de peixe fresquíssimo e de todas as suas suculências - um espectáculo.

Noutro almoço, provou-se um arroz de gambas (descascadas) e bocados de lombo de lagosta (24 euros/um pessoa), a saber a marisco e não a calda de tomate, cozido no ponto, e testou-se a grelha com dois salmonetes (16,80 euros), que estavam perfeitos salvo num ponto: tinham sido amanhados. Salvo melhor opinião, os salmonetes ganham em sabor, designadamente por, não sendo amanhados, conservarem intacto o seu fígado de sabor delicado e, além disso, as escamas preservam a sua carne nacarada da agressividade das brasas do carvão.

Nem seria preciso assinalar, mas fica a informação de que no Panorama há, ainda, além do nomeado, douradas, sargos, pregados, linguados, lavagantes, lagostas, lagostins na ementa. Sável com açorda, no tempo dele. Filetes de pescada com arroz e bacalhau na brasa, sempre. Pargo assado no forno. 

E, nas carnes, além de bifes, arroz de pato à portuguesa e carne de porco à alentejana.

Para sobremesa, maçã assada, leite-creme, sopa dourada, toucinho do céu, mousses de avelã e de chocolate, umas recomendáveis pêras bêbedas e os imperdíveis, absolutamente obrigatórios, gelados Santini.

A carta de vinhos, na qual dominam os brancos, está à altura da ementa e os preços são, em geral, sensatos.

Nome
Panorama
Local
Cascais, Cascais, Estrada do Guincho
Telefone
214870062
Horarios
Domingo, Segunda-feira, Quarta-feira, Quinta-feira, Sexta-feira e Sábado das 12:30 às 16:00 e das 19:00 às 23:00
Website
https://www.facebook.com/PanoramaRestaurante
Preço
35€
Cozinha
Peixe e Marisco
Espaço para fumadores
Sim
--%>