Fugas - restaurantes e bares

Melanie Maps

A Comidinha

Por Fortunato da Câmara ,

Alguns recantos algarvios ainda têm segredos bem guardados em moradas onde os pratos são de apuro e confecção tão singela quanto esmerada. Para uns, será este tipo de “segredos” que permite “resguardar” alguns locais de enchentes forçadas que os possam descaracterizar, mas os segredos, no fundo, são para manter até poderem ser partilhados com quem os merecer. E o que dizer quando ainda há locais “quase” secretos a poucos passos do mar, e com o centro de Lagos a seus pés?

Falamos do restaurante A Comidinha, anichado numa zona residencial da parte alta da cidade, que preserva um reportório culinário difícil de encontrar desde a ponta extrema do barlavento até aos confins do sotavento. A casa comemora em Novembro 20 anos de uma existência discreta, mas consolidada no melhor da cozinha tradicional com alguns toques pessoais e uns quantos pratos de origem africana. 

O espanto na qualidade de confecção fica logo por conta de uma canja de peixe-galo ou as suas ovas em salada (quando as há), os carapaus “alimados”, a feijoada de búzios ou um indelével rabo de boi estufado com especiarias. Para mais incursões na alma da região, há lulas cheias (recheadas), coelho em vinho tinto, carne de porco com amêijoas, mão de vaca com grão — e apetece dizer tudo o resto que a gula comportar na imaginação. O ambiente é descontraído e a decoração feita pela extensa e criteriosa garrafeira garrafeira. O anfitrião domina a oferta vínica algarvia, mas sem dogmas em relação a outras regiões, pois o importante é propor o vinho adequado ao prato pedido. No serviço, o arranque pode ser brusco, mas no fundo acaba por ser prestável, com a variação de humor a ser a catarse para uma conversa informada e de opinião “afiada”.

Nome
A Comidinha
Local
Lagos, Santa Maria, Urbanização Torraltinha, Lote 5, Loja B
Telefone
282782857
Horarios
Terça a Domingo das 13:00 às 15:30 e das 19:30 às 22:30
Preço
25€
Cozinha
Algarvia
--%>