Fugas - restaurantes e bares

A ver traineiras

Por João Pacheco ,

Chega uma traineira vinda da pesca, faz-se noite aos poucos em frente ao mar. Sesimbra tem muitos outros restaurantes e bares convidativos, mas seria aqui que viria um Raul Brandão contemporâneo. Querendo petiscar bem e encontrar personagens reais para um relato como o de Os Pescadores (1923), um Raul Brandão de hoje poderia começar por procurar aqui na Galé ou noutra pequena cervejaria como esta, com cadeiras de plástico e toalhas de papel.

A vista é para o mar, sim. Mas a Galé parece não estar feita para turistas. Quem aqui vem já sabe ou ouviu pelo menos dizer que a Galé existe, porque é preciso deixar lá em baixo os restaurantes mais expostos da Avenida dos Náufragos e subir uns degraus até aqui. Ainda mais lá em baixo está a praia, mas daqui vê-se só o mar e os barcos que vão chegando. Seria o sítio ideal para voltar a ler uma parte do tal relato de Raul Brandão.

As páginas sobre Sesimbra têm muitos detalhes sobre métodos de pesca, mas guardam sobretudo as considerações do escritor e jornalista sobre os pescadores de Sesimbra. "Este homem é de instinto comunista. Se um adoece, os outros ganham-lhe o pão: recebe o seu quinhão inteiro. Se morre, sustentam-lhe a viúva e os filhos, entregando-lhe o ganho que ele tinha em vida. Dão ao hospital e ao asilo uma parte do pescado."

Se chegasse agora a Sesimbra passados quase cem anos, Raul Brandão encontraria pescadores mas claro que veria uma realidade muito diferente. Sesimbra fica agora a meia hora de carro de Lisboa, mais coisa menos coisa. E é um destino turístico onde a praia importa tanto como a gastronomia. Numa visita recente à Galé, sobressaía da lista de petiscos uma salada de ovas de choco (8€) que pede regresso breve - porque apenas existia no papel e não é prato que se encontre todos os dias. Entre o que havia aconselham-se os canivetes (11€), em dose muito bem servida e fresca. Mas que da próxima vez serão pedidos com a nota de rodapé "sem manteiga, por favor". Para que não haja dúvidas, mesmo com manteiga no molho estavam óptimos.

Os canivetes são também conhecidos por lingueirões-de-canudo e por outros nomes impróprios para menores. E entram aqui porque a Galé é conhecida pelos petiscos: caracóis, amêijoas, salada de polvo, tudo simples e bom... E para quem precise de maior sustento há também pregos, hambúrgueres, bifanas ou sopa. De resto, esta é uma casa simpática e com serviço atento, sem luxos. Apetece esquecer a praia e ficar por aqui uma tarde a comer e a beber com vista para o mar. A conversar ou só com as palavras de Raul Brandão.

Nome
Cervejaria A Galé
Local
Sesimbra, Santiago (Sesimbra), Rua Capitão Leitão, 7
Telefone
219413044
Cozinha
Peixe e Marisco
--%>