Fugas - restaurantes e bares

DR

Tokyo, casa capital do velho e novo Cais do Sodré

Por Tiago Pereira Carvalho ,

Um dos clássicos rock da noite lisboeta, a dar música ao Cais do Sodré desde 1968. Uma longa história para um Tokyo onde aportam muitos fiéis.

A história do "bar do meio" (está no n.º 12), entre Europa e Jamaica, no Cais do Sodré, tem início em Agosto de 1968, com um nome que procurava seduzir a população oriental que aportava em Lisboa.

Uma referência dessa época denuncia-se na parede: um poster de Jim Morrison dos Doors. "Como todas as casas aqui na rua, começou por ser um bar de alterne", conta Ricardo Gouveia, 32 anos, gerente do Tokyo há cinco, genro de um dos fundadores. 

Chamava-se Tamisa Bar Lda, nome ainda hoje referido nas papeladas alusivas ao actual Bar Discoteca Tokyo. A história do bar cruza-se com o boom do rock português e da new wave nos anos 1980, acompanhando-o e amplificando-o. Os Xutos e Pontapés tocaram ali em 1985 num espaço apertado, num período em que a casa era frequentada por políticos, actores e realizadores.

O espaço recebeu ainda passagens de modelos e exposições de pintura, recorda um funcionário mais antigo, atrás de um balcão da idade do bar. Armando Oliveira, DJ na zona do Cais do Sodré há mais de 15 anos, sai da cabine onde prepara a noite de sábado para recordar "uma coisa extremamente importante". "O Bairro Alto nasce à sombra do Cais do Sodré."

Armando reivindica que a movida do Cais nasceu primeiro, no final dos anos 1970, quando o Tamisa passou a chamar-se Bar Dancing Tokyo. Gouveia atira para o ar uma explicação para o êxito da casa: "As pessoas já sabem o que vão ouvir quando vêm aqui. Tem bom ambiente."

Apesar de algumas de operações de lifting, o bar não se afastou consideravelmente da "linha de música" que o popularizou. As décadas 1980 e 90 mantêm-se como prato forte do cardápio musical. Em termos de noites temáticas, às terças só há produção nacional a ressoar nas colunas, as terças e quintas estão reservadas ao pop/rock dos anos 80.

O Tokyo abre à meia-noite, mas Ricardo Gouveia pondera abri-lo mais cedo, com esplanada, caso a câmara não recue na intenção acordada com os comerciantes do Cais do Sodré. O bar encerra ao domingo e à segunda-feira. Desde a reabertura, passou a fechar as portas às 6h ao fim-de-semana. A música ao vivo também voltou.

Nome
Tokyo
Local
Lisboa, São Paulo, R. Nova do Carvalho, 12
Telefone
213421419
Horarios
Segunda a Sábado das 23:00 às 04:00
Website
http://www.tokyo-lisboa.com
--%>