Fugas - restaurantes e bares

Nuno Oliveira

Continuação: página 2 de 3

Roterdão é o novo velho porto do Cais do Sodré

Nos próximos meses, a freguesia poderá contar com novidades: por um lado, uma abertura mais vespertina, já, provavelmente, a partir de Setembro, com um ambiente de degustações, tapas e petiscos e o desenvolvimento do conceito bar de cocktails; uma tarefa árdua, já que a zona está habituada a receber os seus clientes madrugada adentro e não tarde fora. Mas com o Sodré a revolucionar-se e com novas casas a abrirem, é muito natural que a transformação também passe pelos horários da clientela. Por outro, há a expectativa por uma abertura nas profundezas, a da discoteca.

É que a cave do Roterdão também guarda as suas surpresas; se agora é uma espécie de armazém de tralha e achados quase arqueológicos (incluindo etílicos), com decorações inesperadas, como uma parede preta com uma bela e naif pintura da Acrópole ateniense - nada quesurpreenda desde que se saiba que noutros tempos o espaço era um restaurante... grego (chamava-se Bouzoki, nome que ainda sobrevive na porta ao lado do Roterdão).

É "um espaço simples, mas com conceito", resume Rebelo da Silva. A casa há-de ir ganhando a sua personalidade "com pés e cabeça",para que quem cá vem saiba que não vai ter más surpresas, há-de manter sempre o mesmo ambiente familiar, até porque a fidelização é toda uma filosofia. Marinheiros, é altura de voltar a Roterdão, que o vento de está de feição.

Há novidades no Cais
Cada vez que agora se regressa ao Cais do Sodré parece que há uma nova luzinha a brilhar - e não falamos de luzes vermelhas; pelo menos, literalmente: alguns novos espaços gostam de preservar o vermelhinho em honra da tradição, mas a questão passou a ser mais do domínio da estética que da "séxica". Cais do Sodré, update 2.0: além do novel Roterdão Club, a Rua Nova do Carvalho conta com mais algumas novidades recentes, caso do Bar do Cais (no nº 47, antigo ShangriLa), bar-disco-lounge minimal com festas várias, elenco de estrelas DJ e after-hours dominicais. E, para algo completamente diferente, acaba de chegar a Sol & Pesca, loja-bar gourmet com decoração à Conserveira Nacional, com prova e venda de conservas e bebidas - é a recuperação de uma velha loja, agora revista de alto a baixo segundo a modernidade mas mantendo o melhor da tradição, com ambiente confortável e abertura vespertina (às 18h00 -fecha às 22h00 à 3.ª e 4.ª; às 3h00 de 5.ª a sábado). Outra novidade: Gloria Live Music Club (Rua do Ferragial, 36), um clube dedicado de alma e coração à música ao vivo que pretende oferecer concertos todas as noites com grandes músicos e grandes vozes. Para descobrir, num ambiente requintado, numa antiga cave de antiquário artilhada agora com criatividade, conforto e toda a maquinaria e instrumentos necessários para a música. Já entre as estrelas firmadas do Sodré não vermelho: MusicBox, palco estrela de concertos e eventos de todo o tipo, Europa para festas, DJ e after hours, o lendário Jamaica e o clássico Tóquio, ou o Copenhagen, que começou a abrir as suas portas e ambiente espelhado a noites temáticas, after-hours e festas trash ou rockabilly. Até o rouge Liverpool já pisca o olho a outros públicos.

Nome
Roterdão
Local
Lisboa, Santos-o-Velho, R. Nova Carvalho, 28/30 - Cais do Sodré
Telefone
963665669
Horarios
Terça a Sábado das 22:00 às 04:00
--%>