Fugas - restaurantes e bares

Miguel Manso

“Embaixador” da alimentação saudável

Por Carlos Pessoa ,

Há 13 anos, em plena crise da doença das vacas loucas, Bruno Brito deixou de comer carne. Foi uma decisão pessoal que acabaria por ter enormes consequências na sua vida. Ainda fez jornalismo mas desistiu, envolvendo-se depois na criação de um restaurante vegetariano em Lisboa.
Em 2007 abriu o seu próprio espaço, em parceria com o pai. É um restaurante onde não há carne nem peixe e para onde os trabalhadores não podem trazer outros alimentos de casa. Chama-se Green Pepper e traduz o desejo de "criar uma linguagem urbana sem qualquer vínculo espiritual a nada".

Além do ambiente agradável e moderno, impressiona a enorme variedade e qualidade do buffet. Bruno Brito reconhece nisso a "grande vantagem" do conceito que, por outro lado, pode originar uma "grande loucura nutricional". Mas que é uma aposta bem-sucedida, disso não tem a menor dúvida. Tanto que, em Junho do ano passado, o conceito foi "replicado" no Centro Comercial Alegro (Alfragide), com "o mesmo espírito e a mesma imagem". Em cada um dos restaurantes são fornecidas, em médias, cerca de 80 refeições diárias.

Depois de um arranque "fantástico" em 2007 e da "aflição" de 2009, o objectivo agora é consolidar a presença no mercado, procurando "trazer os que dificilmente chegariam ao vegetarianismo", diz Bruno Brito. A grande arma é a "transferência de receitas e doces tradicionais para uma alimentação em que as leguminosas e os vegetais mandam". Fritos há poucos, mas em compensação os clientes "adoram a salada de maçã com molho de manga e aipo". Outros argumentos são os germinados, o tofu com broa, as massas, as tempuras de vegetais e os vinhos (há mesmo um vinho kosher que faz as delícias de alguns amigos de Brito). As sobremesas são convencionais, mas incluem um cheese-cake vegan, sem açúcar.

É com esta oferta, acrescida de animação musical nas noites de sexta-feira e sábado, que Bruno Brito conta para criar uma relação duradoura com os consumidores - mais difícil no Alegro, cuja clientela é mais desconfiada em relação à comida vegetariana: "Sentimo-nos embaixadores desta alternativa mais saudável de alimentação."

(Julho 2010)

Nome
Green Pepper
Local
Lisboa, Campolide, Avenida José Malhoa 14B
Telefone
217260001
Horarios
Segunda a Sábado das 12:00 às 15:30 e das 19:30 às 23:00
Website
http://www.greenpepper.com.pt
Preço
15€
Cozinha
Vegetariana
Espaço para fumadores
Não
--%>