Fugas - restaurantes e bares

DR

O Jacinto

Por Fortunato da Câmara ,

Foi durante anos o nome mais sonante entre os restaurantes da Quarteira, protagonismo que agora talvez divide em parte com o vizinho Jorge do Peixe (Fugas, edição 26/04/2014). Só que o mais difícil não é ser conhecido (há agências de comunicação que se contratam para isso), mas antes ter consistência e ser-se reconhecido durante anos consecutivos. É dessa proeza que o restaurante O Jacinto certamente se orgulhará.

A localização em plena avenida central desta localidade piscatória é paragem sagrada para muitos veraneantes. A vertente marisqueira é o principal motivo de romaria para se degustarem sapateiras, santolas, lingueirões, camarão da Quarteira (quando é época do “riscadinho”), búzios ou as típicas conquilhas. Depois de uma saladinha de ovas, podem avaliar-se pratos com mais trabalho de fogo, como o arroz de tamboril, as cataplanas de marisco ou de tamboril, os filetes de peixe-galo com arroz de tomate ou uns jaquinzinhos fritos.

As instalações têm um cariz pitoresco, que se evidencia logo à entrada com simulações de janelas típicas do casario da região, um telheiro e outros artefactos castiços conjugados com recantos onde estão colocadas algumas mesas. Paredes meias com este corredor inicial há uma outra sala mais ampla, escorreita e luminosa. Os créditos da casa mantêm-se firmes ao passar dos anos, deixando boas memórias aos que por ali debutam ou se renovam nos sabores marítimos.

Nome
O Jacinto
Local
Loulé, Quarteira, Avenida Doutor Francisco Sá Carneiro, BL 2, Loja 2
Telefone
289301887
Horarios
Domingo, Terça-feira, Quarta-feira, Quinta-feira, Sexta-feira e Sábado das 12:00 às 15:00 e das 19:00 às 23:00
Website
https://www.facebook.com/RestauranteoJacinto
Preço
30€
Cozinha
Peixe e Marisco
--%>