Fugas - restaurantes e bares

António Carrapato

Uma encantadora taberna alentejana

Por David Lopes Ramos ,

Vamos, então, pelos campos fora, ao ritmo compassado, que é um dos segredos do Alentejo, terra onde um poeta ilustre português muito esquecido, José Gomes Ferreira, nunca viu ninguém cantar sozinho. O petisco, nesta Taberna do Adro, segundo o nosso crítico, também só ganha sentido ser for pretexto de convívio e partilha.
Duas salinhas com decoração regional e asseio irrepreensível, uma simpatia desarmante de tão natural, uma disponibilidade total para satisfação dos nossos desejos petisqueiros, sem proclamações ridículas de excelência e outras. Na Taberna do Adro, sabe-se receber e sabe-se estar. Vai-se lá para se ficar alegre de comer o que, durante anos, os alentejanos guardaram dentro de portas: umas azeitonas britadas (0,75 euros); umas tiras de pimento vermelho assado, bem azeitadas e tenuemente alhadas (1,75 euros); queijinho de ovelha de meia cura apaladado (2,50 euros); fatias fininhas de paiola ligeirissimamente defumada (1,75 euros), excelente; farinheira da fininha (1,25 euros), melhor fora se mais grossa; melão (1,74 euros), para refrescar a boca; tiborna (1 euro), de excelente pão torrado sobre brasas, temperado com bom azeite; uma saquinha de pano cheia de fatias de um belíssimo pão alentejano (1,25 euros). Ainda bem que, nos últimos anos, tudo isto e muito mais passou a constar da oferta de tabernas e restaurantes que se multiplicaram em terras alentejanas. Durante muito tempo, havia pouco mais do que o Fialho, em Évora, que continua pujante na Travessa das Mascarenhas, 16, telefone 266703079; o Águias de Ouro, em Estremoz; ou o restaurante da primeira pousada portuguesa, a de Elvas.

Voltemos, porém, à Taberna do Adro. Depois da petisqueira que nos esperava na mesa previamente reservada, saiu o que tem todo o ar de ser uma receita de família, a galinha tostada (5,50 euros), parente muito próximo da galinha cerejada, pois primeiro é cozida e depois vai ao forno a ganhar cor, textura e sabor, que na Taberna do Adro é servida desfiada grosseiramente, com um pouco do molho que fica da ida ao forno. Sabe-nos esta galinha tostada aos almoços familiares dos domingos, neste caso servida com um trio de migas (4 euros) de se lhe tirar o chapéu: de batata, de tomate e de couves. Bem enroladas, nada gordurosas, permito-me destacar a cor e o sabor da de tomate: escarlate, levemente adocicada e com uma acidez refrescante, qualidades que lhe foram transmitidas pelo pomo de ouro bem maduro e bem cheiroso. A carne de alguidar (5,50 euros), prato da matança (desmancha do porco), que marina em massa de pimentão da horta e alho, pelo menos, e depois ruge na sua própria gordura, uma delícia, que também apreciou a companhia das migas. Finalmente, uma prova de pezinhos de porco de coentrada (3,75 euros), que na Taberna do Adro servem desossados e que, para meu gosto, poderiam ter sido espevitados com mais um golpe de bom vinagre. A encerrar, numa clara manifestação de gula, dois belos doces da tradição conventual alentejana (3,75 euros): a sericaia, com a massa amarelinha de ovos a rir-se por entre a "côdea" coberta de canela em pó; e uma fatia de encharcada, riquíssima de gemas de ovos e pontos de açúcar e ligeira tosta no forno.

Bebeu-se um branco alentejano da minha predilecção, o Chardonnay de 2006 da Tapada de Coelheiros (35 euros), que mostrou corpo afirmativo e elegante, finura, frescura e vivacidade; o tempo de garrafa tem-lhe feito bem e foi companheiro à altura da petisqueira. O vinho foi bebido em copinhos de taberna, o que, percebendo-se, dado o espírito do lugar, talvez possa ser revisto no futuro. Há uma generosa escolha de vinhos alentejanos, mas também se avistou uma garrafa de Barca Velha de 1991. Ficam, então, informados que, em Vila Fernando, se o desejo for de petiscos alentejanos, a Taberna do Adro é lugar recomendável.

Nome
Taberna do Adro
Local
Elvas, Vila Fernando, Largo João Dias de Deus, 1
Telefone
268661194
Horarios
Domingo, Segunda-feira, Terça-feira, Quinta-feira, Sexta-feira e Sábado das 12:30 às 15:00 e das 19:30 às 23:00
Preço
20€
Cozinha
Regional
Espaço para fumadores
Não
--%>