A notícia da atribuição da segunda estrela Michelin chegou à cozinha do Ocean poucos dias antes do habitual período de fecho de Inverno. Daí, esta reabertura não é apenas um sacudir o pó das toalhas e voltar a pôr o fogão no ponto. Pelo contrário, é toda a fasquia que se elevou, segundo Hans Neuner, até ao tecto. "Não mudámos a nossa forma de trabalhar porque ganhámos a segunda estrela por trabalhar da forma como trabalhamos. Não lhe chamaria pressão, creio que [a distinção Michelin] significa mais responsabilidade. Agora toda a gente vem cá à espera de - uuuh! - que a comida desça do tecto ou algo assim [risos]. Mas para mim o mais importante é ter um nível constante de qualidade do princípio ao fim da refeição."
Durante o jantar, um prato circular, mas sem centro, despertou o interesse - até chegar uma das sobremesas, aninhada numa forma oval com uma abertura, disposta sobre uma torre de porcelana, como um enorme olho vigilante, que roubou todas as atenções. "As pessoas não vão a um restaurante para se sentar e comer. Também deve haver um pouco de entretenimento para que não se fique entediado ao fim de duas horas sentado", afirma.
Ainda que Neuner dificilmente se aborreça com o ritmo frenético da sua cozinha, também garantiu algum "entretenimento" para si: facas forjadas por um ferreiro motard do Algarve, cujo metal de brilho psicadélico encaixa numa base particular em fóssil. Mas a grande novidade da reabertura do Ocean é a própria cozinha. "Não é que tenhamos construído uma nova cozinha, apenas a aumentámos um pouco", explica Hans Neuner. As obras prolongaram o fecho do restaurante e foram como que um presente de Kurt Gillig, o director do hotel, pela segunda estrela. O chef viajou até à Áustria para, em conjunto com a equipa que tinha construído a cozinha quatro anos antes, quando ele próprio chegou ao Ocean, redesenhar o espaço de modo a torná-lo mais funcional. "A ideia era tornar a cozinha num sítio onde fosse mais fácil e rápido trabalhar e onde nos pudéssemos mexer à vontade. Daí que seja melhor ter o chef que trabalha nessa cozinha todos os dias a participar no processo e a explicar-lhes como construí-la".
Se dentro da cozinha Hans Neuner tem de ter tudo aquilo de que precisa, cá fora, na sala de refeições, a história muda de figura. Um espaço simples, como poucos elementos decorativos para além da lareira e de um grande espelho, onde o foco está em dois elementos: a comida e o mar. "Quando cá entrei pela primeira vez, há quatro anos, o restaurante estava totalmente diferente, mas nem sequer lhe prestei muita atenção. Comecei logo a olhar lá para fora. Durante o Verão, as portas e janelas estão estão todas abertas e a primeira coisa em que se repara ao entrar é no mar." Agora, o que realmente mudou foi o número de estrelas no horizonte.
- Nome
- The Ocean
- Local
- Lagoa (Algarve), Porches, Rua Anneliese Pohl - Sítio de Alporcinhos
- Telefone
- 282310100
- Horarios
- Domingo, Segunda-feira, Quinta-feira, Sexta-feira e Sábado das 19:00 às 23:00
- Website
- http://www.vilavitaparc.com
- Cozinha
- Autor
- Espaço para fumadores
- Não